Aguarde...
Confira a cartilha da Comissão Pecuária Orgânica do CRMV-RS com resultados de questionário voltado ao tema
07/10/2021

A produção e consumo de alimentos orgânicos de origem animal, como o leite, carne, ovos, mel e derivados, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Embora o tema seja regulamento por lei no Brasil, há mais de 10 anos, o conhecimento sobre o assunto ainda é pouco difundido. Exemplo disso, são os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, que ainda não têm como disciplina obrigatória na graduação questões ligadas às criações orgânicas.

Para auxiliar na difusão do conteúdo, a Comissão Pecuária Orgânica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), pioneira no Brasil, lançou, no dia 12 de maio de 2021, a cartilha "Conhecimento e Interesse em Criações Orgânicas." A publicação reúne diversos dados coletados através de um questionário, realizado de forma on-line, que obteve durante mais de um mês mais de 500 respostas de médicos veterinários, zootecnistas e outros interessados no tema, com o objetivo de avaliar o grau de interesse e conhecimento em relação ao assunto. Com base nas respostas, a comissão pretende planejar ações, eventos e publicações de materiais técnicos.


"Em tempos de tantas críticas generalizadas à pecuária, é importante entender a relevância da produção de base agroecológica, que replica os padrões naturais e as funções ecossistêmicas dos herbívoros e gera alimentos de alto valor nutricional, trabalho e renda para milhares de pequenos, médios e grandes produtores rurais de todo país. Este questionário se propôs a trazer o tema para discussão e ao mesmo tempo colher informações sobre as demandas, em especial dos médicos veterinários e zootecnistas", comenta a coordenadora da comissão, Angela Escosteguy.

 

O período escolhido para lançar a cartilha também é especial. No mês de maio, comemora-se o Dia do Zootecnista. Pensando nisso, a comissão traz uma homenagem ao zootecnista e ex-colega de comissão, professor Harold Ospina Patino, falecido em 2019. Além disso, no próximo mês se dá início a Semana do Alimento Orgânico, data importante para divulgação do tema.

A cartilha está disponível para todos, gratuitamente, no site do CRMV-RS, no link (clique aqui). O apoio é do Instituto do Bem-Estar (IBEM). Confira e ajude a compartilhar!





Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos da política de privacidade do site.