HISTÓRICO

Trajetória histórica


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) foi fundado em 12 de setembro de 1969, quando nove médicos-veterinários, reunidos na sede da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), no Centro de Porto Alegre, concluíram uma longa etapa de mobilização para criação de órgão de fiscalização do exercício profissional. Desde a formatura da primeira turma de Medicina Veterinária, em 1917, até 1933, não havia regulamentação para a atividade.

Somente em 9 de setembro de 1933, por meio de um decreto do presidente Getulio Vargas, é que foram normatizadas as condições e os campos de atuação do médico-veterinário, exigindo-se o diploma de curso superior para o exercício profissional. Inicialmente, a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura foi responsável pelo registro e pela fiscalização.

No entanto, o desejo de constituir uma entidade forte e representativa, uma “ Ordem dos Veterinários”, permanecia presente, como demonstra uma moção apresentada no Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet) de 1953. Já dez anos antes, os profissionais reunidos no Conbravet afirmaram que deveria ser ampliada e reforçada a fiscalização do exercício profissional no País.

No Congresso Nacional, a discussão sobre a criação dos conselhos federal e regionais de Medicina Veterinária, assim como o exercício da profissão, teve início em 1957 e se prolongou por 11 anos, até que em 23 de outubro de 1968 foi sancionada a lei 5.517, base legal da atividade médico-veterinária até hoje. Esse é a norma que rege a atuação do sistema CFMV/CRMVs. Logo em seguida, a lei 5.550, de 4 de dezembro de 1968, instituiu a profissão de zootecnista e determinou que o registro dos profissionais se desse junto aos Conselhos de Medicina Veterinária.

Em mais de 50 anos de história, o CRMV-RS passa por uma constante evolução, tanto em estrutura física quanto serviços prestados à comunidade médico-veterinária e zootécnica, assim como à sociedade. Atualmente, a autarquia federal ocupa 1000 metros quadrados em um edifício no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, onde é realizado o atendimento ao público.

Além disso, há Unidades de Atendimento no Interior nas cidades de Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria, para facilitar o acesso aos serviços. Além disso, há ainda a Casa do Veterinário, localizada dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde acontece anualmente a Expointer.



☞ Conheça a evolução do site do CRMV-RS.