28 de Setembro: Dia Mundial de Combate à Raiva
28/09/2020

O lema “Vacinar para Eliminar” marca as comemorações e alertas do Dia Mundial contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro. Para integrar as ações e conscientizar a sociedade sobre a importância do tema, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) relembra a campanha feita em 2019 ‘Você pode lidar com a raiva. Os animais, não’. As artes, nos formatos A4 para impressão e para compartilhar em redes sociais, estão disponíveis para download gratuito no link https://bit.ly/2lZDhIV.

Dados da Organização Panamericana da Saúde (Opas) revelam que a raiva é responsável por 60 mil mortes por ano no mundo e, na grande maioria dos casos, o cachorro é o transmissor. A vacinação dos animais – em especial cães e gatos – é a maneira ideal de controlar a doença e a única forma de interromper o ciclo de transmissão do vírus.

Segundo a Opas, a ausência de raiva em caninos leva a uma eliminação quase total dos casos de raiva humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 60% das doenças humanas são transmitidas por animais. Por isso, é de extrema importância o cuidado com o ambiente em que esses animais vivem, assim como a sua alimentação, saúde e sanidade.