CRMV-RS CRMV-RS


CRMV-RS marca presença no XXIV Senemev
20/05/2019

A Comissão de Ensino em Medicina Veterinária do CRMV/RS participou do o XXIV Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária (Senemev), que aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. A comissão esteve representada pelo Coordenador, professor Leandro do Monte Ribas (UCS), e pelos professores João Cesar de Oliveira (UFSM), Laura Beatriz Rodrigues (UPF), Cristine Dossin Bastos Fischer (ULBRA) e Claudia Lautert (FSG).

Os participantes destacaram a qualidade técnica do evento, que abordou temas relacionados à saúde mental de docentes e discentes e os riscos do desenvolvimento de distúrbios como Síndrome de Burnout, depressão e o mais grave estágio, o suicídio. No segundo dia de trabalho, foram discutidas as novas diretrizes curriculares nacionais homologadas em janeiro de 2019 e que priorizam a inserção do aluno em ambientes de prática profissional nas diferentes áreas da Medicina Veterinária durante o plano de execução curricular.

Na sequência, foram compartilhadas experiências com métodos ativos de ensino/aprendizagem e alternativas ao uso de animais no ensino de Medicina Veterinária. A pauta que finalizou o evento foi a crescente oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EaD) em Medicina Veterinária e os riscos para a profissão e para a saúde única. O CFMV ainda apresentou as ações que vem adotando para combater o EaD, como a publicação da Resolução nº 1.256 que proíbe a inscrição no CRMV de egressos dos cursos de Medicina Veterinária realizados na modalidade EaD.

Para o professor Leandro, o CFMV, além de planejar eventos que tratem de assuntos atuais e relevantes para o ensino de Veterinária no Brasil, propicia um ambiente para que coordenadores de diferentes regiões compartilhem suas experiências. “Tudo isso contribui para a qualidade e fortalecimento dos cursos de Medicina Veterinária”, afirma.
O próximo Senemev está programado para 2021.

 Na foto, da esquerda para a direita, Prof. Leandro, Profª Cristine, Prof. João, Profª Claudia, Prof. Rafael (Presidente da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária) e Profª Laura.





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br