CRMV-RS CRMV-RS


Fórum sobre resgate de equinos lota a Casa do Médico Veterinário em Esteio
17/05/2019

Encerrou há pouco o Fórum Resgate de Equinos em Ambiente Urbano na Casa do Médico Veterinário, em Esteio (RS). Ao longo do dia, diversas palestras sobre transporte e resgate de equinos foram apresentadas ao público.

Durante a tarde, o coordenador de operações da EPTC, Tiago Oliveira, falou sobre o resgate de equinos em Porto Alegre pela empresa de transporte. Ele pontuou como funciona o trabalho, trouxe dados do cotidiano e esclareceu dúvidas dos participantes sobre o trânsito de carroças na capital e o recolhimentos dos animais.

Após, o sargento Fernando da Silva e a soldada Thaís Daguerre, da Companhia Especial de Busca e Salvamento dos Bombeiros (CEBS), fizeram uma demonstração na prática de como realizam o resgate de equinos, que muitas vezes estão presos em arroios e bueiros. Os palestrantes trouxeram os principais equipamentos utilizados no serviço.

Outro tema em destaque durante o evento foi o comportamento dos equinos em situação de resgate. A médica veterinária Denise Bicca, especialista no assunto, pontuou sobre as características do animal, seu comportamento cinético, a forma com que os equinos constroem seu aprendizado e também sobre as principais causas de problemas no manejo.

O encerramento do fórum ficou por conta do coordenador da Comissão de Resgate de Animais do CRMV-RS, Renato Pulz, que falou sobre anestesia e eutanásia em situações de resgate.

A programação na Expoleite/Fenasul segue até domingo. Neste sábado, a Casa do Médico Veterinário receberá palestras sobre acupuntura na bovinocultura, raiva bovina e homeopatia em animais de produção leiteira. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br