Fórum Resgate de Equinos em Ambiente Urbano reúne público intenso na Expoleite/Fenasul
17/05/2019

Casa do Médico Veterinário cheia nesta manhã para o Fórum Resgate de Equinos em Ambiente Urbano. Iniciando as palestras do dia, o vice-presidente do Conselho de Bem-Estar de Canoas, Alex Szeckir, apresentou o case "Canoas sem carroça", iniciativa que virou Lei em 2018 e proíbe o trânsito de carroças pela cidade. O palestrante também enfatizou as ações realizadas pelo município desde 2009 para a fiscalização e resgate dos animais.

Na sequência, o médico veterinário Francisco Gusso, da ONG Chicote Nunca Mais, mostrou o trabalho realizado pela entidade no cuidado com os equinos. O profissional pontuou os principais locais onde os animais são encontrados e os problemas mais comuns que apresentam, como a desnutrição e fraturas.

Encerrando a manhã de atividades, a tenente Luciana Mendes e o major Rafael Rodrigues do Regimento Osório-Porto Alegre, falaram sobre as particularidades do transporte de equinos, os procedimentos necessários e também sobre a legislação que envolve o tema.

A programação do fórum segue nesta tarde com temas como a anestesia e eutanásia em situações de resgate e o comportamento dos equinos. As paleatras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local.

Na foto, o coordenador da Comissão de Resgate do CRMV-RS, Renato Pulz, o médico veterinário da ONG Chicote Nunca Mais Francisco Gusso, a tenente Luciana Mendes, Alex Szeckir de Canoas e o major Rafael Rodrigues.