CRMV-RS publica Nota de Apoio aos órgãos de saúde
07/05/2021

Leia a Nota de Apoio do CRMV-RS ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CNE/RS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), na íntegra, abaixo:

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) vem através desta demonstrar o seu apoio à Organização Mundial de Saúde (OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Estadual de Saúde do RS (CES), que foram atacados de forma jocosa e desrespeitosa pelo conselheiro Luís Fernando Prates, representante do Rotary Clube, durante a última Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Viamão (Plenária Ordinária nº 309 de 15/03/2021). Em suas afirmações, oc onselheiro colocou sob suspeita a integridade e conduta tanto do CNS, na figura de seu presidente, quanto do CES/RS, referindo-se aos participantes que compõem sua mesa diretora.

Importante salientar que o CRMV-RS participa de diversos Conselhos Municipais de Saúde, entre eles o Conselho Municipal de Saúde de Viamão, e também participa com um representante na mesa diretora do CES/RS, primando pelo debate respeitoso e dentro dos princípios pautados pela ciência. Somos contrários a toda e qualquer manifestação que coloque em dúvida a importância do controle social e lisura de seus representantes em todos os níveis.

Reafirmamos nossa crença de que somente através do debate democrático e com pluralidade de opiniões nestas instâncias, onde participam representantes dos diversos setores da saúde (usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço), construiremos uma SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODOS, de forma universal, hierárquica, com integralidade, equidade, descentralização e participação popular, conforme norteiam os princípios do SUS.