Conselho é signatário de nota da Câmara Técnica de Saúde em apoio à vacinação dos profissionais da saúde
01/03/2021

Em conjunto com os demais Conselhos Regionais que formam a Câmara Técnica da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) reafirma seu compromisso em alertar e colaborar com os órgãos competentes no que compete à vacinação de profissionais da saúde.

Em virtude do momento delicado que estamos vivendo e da necessidade de adequações para atender à todos os grupos prioritários, o Conselho se coloca mais uma vez à disposição das autoridades para o que for necessário. Reforçamos também que a decisão maior é do Governo do Estado e Prefeituras Municipais, mas isso não impede o reforço sobre a importância dos profissionais da saúde e que o Plano de Imunização do Ministério da Saúde (MS) seja cumprido como tal. Seguiremos atentos e informando os profissionais assim que necessário.

Confira o texto na íntegra:

A vacinação é uma atribuição do Sistema Único de Saúde, cuja execução é de responsabilidade exclusiva da gestão pública municipal, estadual e federal. Entretanto, os Conselhos Regionais sempre estiveram - e ainda estão - à disposição dos gestores para colaborar no acesso aos profissionais de saúde ativos, cadastrados e registrados em cada entidade.

Nossa colaboração objetiva facilitar a organização e acesso na programação do processo de vacinação, além de auxiliar a garantir procedimentos seguros na disponibilização das doses de vacinas destinadas aos profissionais da saúde.

Os Conselhos Regionais defendem o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Plano Estadual de Vacinação, obedecendo as prioridades definidas para os profissionais da saúde.

O Estado do Rio Grande do Sul, e em especial o município de Porto Alegre, está entrando em bandeira preta, com o altíssimo nível de transmissão do novo coronavírus, ao qual os profissionais da saúde que ainda não receberam a vacina estarão ainda mais expostos.

Por fim, os Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional (detentores das informações sobre os profissionais ativos em cada profissão) elucidam à sociedade e aos seus profissionais inscritos que não possuem ingerência sobre as decisões de qualquer Prefeitura Municipal referentes aos processos e prioridades de vacinação, cabendo somente aos Conselhos demandar aos gestores municipais a observância dos critérios dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação, oferecendo todo o suporte e auxílio que lhes couber, como os Conselhos sempre fizeram, ao longo da pandemia e desde o início da vacinação.