Campanha do CRMV-RS traz dicas de adoção responsável para evitar o abandono de animais
01/12/2020

O Dezembro Verde, mobilização criada no Brasil em 2015 para conscientizar a população contra o abandono de animais, ganha cada vez mais força. Engajado nesta luta, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lança mais uma iniciativa dentro da campanha “Guarda Responsável – Eu sou uma vida”, no ar desde fevereiro de 2019.

As novas peças gráficas são estreladas pelos pets dos servidores do CRMV-RS que se declaram “donos” de seus humanos, uma forma divertida de destacar que eles também devem ser protagonistas na vida de quem os acolhe. “Quando se estimula a guarda responsável e a sociedade tem consciência da importância do seu papel no bem-estar dos animais, é possível reduzir consideravelmente o abandono que, além de crime, é um ato de crueldade”, destaca Lisandra Dornelles, presidente do CRMV-RS.

As dicas preparadas por médicos veterinários e zootecnistas abordam deveres e responsabilidades que devem ser levadas em consideração na hora de decidir levar um pet para casa, como alimentação, cuidados com a saúde, lazer, higiene e assistência veterinária, por exemplo. “Além disso, é preciso ter em mente quem poderá cuidar dele em períodos de ausência, como férias e viagens“, reforça Lisandra, ao lembrar que, justamente por não prever fatores como esses que muitas pessoas abandonam seus animais à própria sorte.