portugues espanhol ingles
Nota do CRMV-RS sobre a denúncia envolvendo uma médica-veterinária
01/10/2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) tomou conhecimento da denúncia envolvendo uma médica-veterinária, acusada supostamente de falsificar exames de anemia infecciosa em cavalos. Dada a gravidade da situação o CRMV-RS reitera seu compromisso com a ética, a transparência e a proteção da saúde única.


Diante de denúncias, o CRMV-RS cumpre seu papel legal de registrar, orientar, fiscalizar e disciplinar a atuação dos médicos-veterinários. Nos casos em que há indícios de infração ao Código de Ética Profissional, o CRMV-RS instaura o Processo Ético-Profissional para apurar os fatos, em conformidade com os princípios do devido processo legal. As penalidades para infrações éticas, que podem variar de advertências confidenciais à cassação do registro profissional, são aplicadas de acordo com a gravidade da conduta.


O CRMV-RS reafirma que a prática da medicina veterinária deve ser exercida com o máximo de zelo e ética. Médicos-veterinários são responsabilizados civil e penalmente por suas ações e infrações, como a falsificação de exames, são inaceitáveis e podem causar sérios danos à saúde animal e à credibilidade da profissão.


Por fim, o CRMV-RS assegura que todas as providências cabíveis serão tomadas no cumprimento da lei, a fim de manter a integridade da medicina veterinária e a confiança da sociedade na atuação dos profissionais.