portugues espanhol ingles
NOTA DE PESAR
14/02/2024

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) recebe a triste notícia do falecimento do Médico-Veterinário Eduardo de Bastos Santos, ex-presidente desta autarquia. 

 

Eduardo de Bastos Santos dedicou grande parte de sua vida ao serviço da Medicina Veterinária, deixando um legado marcante em nossa comunidade profissional. Sua trajetória exemplar incluiu importantes contribuições ao CRMV-RS, onde desempenhou papéis de destaque ao longo de várias gestões. 

 

Iniciando como Secretário-Geral na gestão 1993/1996, Eduardo demonstrou desde cedo sua dedicação e compromisso com a causa veterinária. Assumiu a vice-presidência na gestão 1996/1999 e posteriormente a presidência, após o falecimento do então presidente Fernando Dorneles, refletindo sua capacidade de liderança e profunda ligação com os ideais do conselho. Durante a gestão 1999/2002, o médico-veterinário deixou sua marca através de diversas iniciativas que beneficiaram tanto a categoria quanto a sociedade em geral. Seu empenho na descentralização das atividades do CRMV-RS, através do fortalecimento das Delegacias Regionais, foi fundamental para ampliar o alcance e a eficácia das ações de fiscalização e difusão das atividades da autarquia no interior do estado. 

 

Além disso, seu compromisso com a excelência no ensino da Medicina Veterinária foi evidente em sua atuação. Eduardo sempre teve uma preocupação especial com essa área, promovendo a integração dos coordenadores de cursos e realizando seminários com o objetivo de discutir e aprimorar a qualidade do ensino. Sua parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) resultou na realização de importantes eventos, como os Seminários de Ensino em Gramado, que reuniram cursos do Brasil e do Mercosul. 

 

Outro aspecto marcante de sua atuação foi o compromisso com a Responsabilidade Técnica. Eduardo de Bastos Santos promovia regularmente seminários em todo o estado, reunindo empresários, profissionais e estudantes. Além de suas contribuições para o CRMV-RS, seu idealismo e compromisso resultaram na criação e efetivação da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária (Arimeve). 

 

O  presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, expressa suas condolências. "A partida do Dr. Eduardo de Bastos Santos representa uma perda irreparável para a comunidade veterinária do Rio Grande do Sul. Sua liderança visionária e seu compromisso inabalável com a ética e o avanço da Medicina Veterinária foram fundamentais para fortalecer o CRMV-RS e promover a saúde pública em nosso estado. Que sua memória continue a inspirar e guiar aqueles que seguem seus passos”.  

 

O CRMV-RS presta sua mais sincera homenagem a Eduardo de Bastos Santos, reconhecendo sua dedicação, ética e incansável luta em prol da Medicina Veterinária. Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e colegas, e nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.