portugues espanhol ingles
Seminário “A Importância do Serviço de Inspeção Municipal e Saúde Única” lota auditório da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga
07/06/2023

Médicos-veterinários e zootecnistas dos 27 municípios da Região das Missões lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga na tarde desta terça-feira (6) para participar do Seminário “A Importância do Serviço de Inspeção Municipal e Saúde Única”, realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) em parceria com a Associação Missioneira de Veterinários e Zootecnistas (AMIVETZ), Seagro e Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

 

O evento reuniu especialistas para debater desafios e estratégias para garantir a excelência dos serviços públicos de inspeção dentro da Saúde Única, que compreende as saúdes humana, animal e ambiental. As médicas-veterinárias Joana Paludo e Flávia Bornancini Borges Fortes abordaram os temas “A importância do SIM” e “A Importância da Saúde Única”. Na sequência, o médico-veterinário Bruno Dall’Agnol falou sobre “Raiva e Leptospirose no Contexto da Saúde Única”.

 

O presidente do CRMV-RS, médico-veterinário Mauro Moreira, destacou a importância do encontro tanto para os profissionais quanto para a população. “A Medicina Veterinária tem muito a ver com a saúde humana. Por trás de toda a cadeia de alimentos como carne, leite e derivados, entre outros, existe o médico-veterinário e o zootecnista desenvolvendo um trabalho de sanidade dos rebanhos”, disse o dirigente em entrevistas às rádios São Luiz e Missioneira.          

 

Já o conselheiro do CRMV-RS e presidente da AMIVETZ, médico-veterinário Murilo Marchi, ressaltou que é a primeira vez que a região recebe um evento deste porte, promovendo a inserção do Conselho nos municípios missioneiros, com o objetivo de melhorar a comunicação entre os profissionais da área, expandindo laços e compartilhando conhecimento.

 

O assessor de comissões do CRMV-RS, médico-veterinário Favorino Collares, destacou que eventos como este permitem levar orientações técnicas a respeito dos principais assuntos de interesse no âmbito urbano, rural e ambiental aos profissionais e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia. “Nesse sentido, é de extrema importância levar informações sobre assuntos atuais para médicos-veterinários e zootecnistas se qualificarem e estarem preparados para as novas demandas que têm surgido, estando seguros para saber como atuar quando se depararem com as situações envolvidas”, afirmou.