portugues espanhol ingles
Profissionais participam de cerimônia de liberação de carteiras em Porto Alegre
04/05/2023

Mais de 50 médicos-veterinários e zootecnistas participaram, na tarde desta quarta-feira (3), da cerimônia de liberação das carteiras profissionais. A solenidade ocorreu de forma híbrida, com alguns presentes na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e outros acompanhando pela sala virtual, permitindo a todos assistirem a apresentação institucional realizada pelo assessor técnico do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins.

 

Os profissionais que se inscreveram a partir de 01/01/2023 tiveram acesso à cédula digital de identidade profissional (e-CIP), documento que busca modernizar a versão física para o formato de cartão, substituindo o papel por um material mais resistente e durável. 

 

As novidades estão na Resolução CFMV nº 1.475/2022. Por dois anos, os profissionais que fizerem o recadastramento digital, de forma voluntária, receberão a nova cédula de identidade profissional gratuitamente. 

 

Para o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, a solenidade de liberação das carteiras é um momento fundamental para que os médicos-veterinários e zootecnistas saibam o importante papel que o conselho terá em suas carreiras. 

 

“O documento ajuda a normatizar as atividades, regulamentando as profissões, garantindo a qualificação e a ética no exercício das atividades”, afirma o dirigente, ao destacar que, mais do que uma obrigação legal, contar com o conselho profissional significa dispor de um rigoroso controle das atividades profissionais. 

 

“Cabe aos CRMVs orientar, fiscalizar, disciplinar e supervisionar o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia em defesa dos interesses da sociedade” pontua Mauro.