portugues espanhol ingles
CFMV e Ekôa Vet lançam campanha sobre saúde mental para médicos-veterinários
27/01/2023

 As duas principais causas que afetam a saúde mental dos médicos-veterinários são a Síndrome de Burnout e a fadiga por compaixão. A primeira compreende o esgotamento emocional crônico por sobrecarga de trabalho; já a fadiga por compaixão é a exaustão emocional de trabalho em prol do outro.

Há também outros fatores de risco como a existência de transtornos mentais, como a depressão, o uso de álcool e outras substâncias, o acesso a métodos potencialmente perigosos e algumas questões específicas da prática profissional, como a eutanásia. Muitos médicos-veterinários vivenciam uma sobrecarga de trabalho em condições com pouco suporte organizacional.

Como precaução, a busca pelo autocuidado é fundamental. Por isso, o @cfmvoficial e a @ekoavet (Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária) iniciam este mês a campanha “Médico-veterinário, você importa! Cuide de você! Seja a sua prioridade! ”. O objetivo é promover a reflexão e o alerta sobre os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção.

Alguns exemplos de autocuidado são manter uma rotina de horários regulares, cuidar da alimentação, praticar atividade física, organizar espaços em casa, fazer pausas ao longo do dia de trabalho, buscar atividades prazerosas e atentar à qualidade do sono. É importante também entender sobre os próprios sentimentos e emoções e não hesitar em pedir ajuda.

As relações sociais são fonte de suporte e acolhimento e é importante cultivá-las, mesmo que fisicamente distantes. Vale também atenção aos colegas que necessitam de ajuda.

Entre em contato com psicólogos ou psiquiatras ou fale diretamente com a @ekoavet. Em situações emergenciais, converse com o Centro de Valorização da Vida pelo número 188 ou pelo chat no site deles: cvv.org.br

Médico-veterinário, você importa! Cuide de você! Seja a sua prioridade! 

Fonte: CFMV, Ekôa Vet e Janeiro Branco alerta para a importância da saúde mental

Assessoria de Comunicação do CFMV