CRMV-RS e Vigilância em Saúde de Porto Alegre formarão Grupo de Trabalho para serviços de Medicina Veterinária
05/01/2023

Clínicas, consultórios, laboratórios, banho e tosa e outros serviços na área da Medicina Veterinária prestados em Porto Alegre poderão ter um regramento específico ainda este ano. Para formular as regras que serão apresentadas à Prefeitura e à Câmara de Vereadores da Capital, será formado um Grupo de Trabalho (GT) integrado, inicialmente, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros passos para formação do GT foram dados nesta quarta-feira (4), em reunião que contou com o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, pelo diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, pela gerente da Unidade de Vigilância Sanitária, Paula Rivas, e pela gerente da Unidade de Vigilância Ambiental, Roxana Nishimura. O objetivo é definir normas que orientem os estabelecimentos a terem a melhor conduta para atendimento dos animais e de seus tutores. “As orientações são fundamentais porque permitem aos prestadores de serviços que adotem ações preventivas, respeitando todos os aspectos necessários em prol da saúde pública”, destaca Mauro.
 O dirigente adiantou ainda que o CRMV-RS irá propor ações conjuntas com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) para desenvolvimento de projetos que ajudem as prefeituras de todo o Estado a contar com serviços de vigilância sanitária e de inspeção eficazes. “Queremos reforçar, junto à sociedade, a importância da atuação dos médicos veterinários em sua saúde, pois são eles os profissionais responsáveis por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal que chegam à mesa”, frisa Mauro. O CRMV-RS também está inserido no projeto Pet Friendly, que ocorre em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Turismo. A iniciativa busca preparar empreendimentos para que realmente estejam aptos a receber os animais de estimação.