portugues espanhol ingles
Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos
18/11/2022

O combate à resistência aos antimicrobianos (RAM) é um desafio global e vem motivando ações diversas de conscientização sobre o tema, ao redor do mundo. A mais marcante é a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, que ocorre, anualmente, de 18 a 24 de novembro.

Trata-se de uma iniciativa da chamada Aliança Quadripartite contra a AMR (da sigla em inglês), formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) @who, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e, a partir deste ano, também pela Organização das Nações Unidas (ONU) @un. O tema deste ano é “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos”.

A resistência antimicrobiana ocorre quando os microrganismos (como bactérias, fungos, vírus e parasitas) são expostos e se tornam resistentes a medicamentos antimicrobianos (como antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos e anti-helmínticos). O resultado é a ineficácia da medicação, aumentando os riscos de agravamento e disseminação da doença.

No Brasil, as ações que envolvem o tema na saúde animal são promovidas no Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro), capitaneado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Sistema CFMV/CRMVs contribui tecnicamente e na divulgação dessas iniciativas, buscando a conscientização e capacitação de médicos-veterinários e zootecnistas, em suas respectivas áreas de atuação, no combate à AMR.

Fontes:
Revista CFMV 89 – O mundo contra a resistência antimicrobiana
Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)