portugues espanhol ingles
CRMV-RS presta homenagem aos médicos veterinários pelo seu dia
09/09/2022

Hoje é dia de enaltecer o trabalho daqueles profissionais que estão sempre no nosso dia a dia: os médicos veterinários. São eles os responsáveis por garantir a qualidade dos alimentos origem animal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar de todas as espécies de animais, sejam eles os pets da família, ou de produção, como os cavalos, fundamentais para a lida no campo, ou aqueles que garantem o sustento de produtores com seus produtos, seja carne in natura ou subprodutos, como ovos e mel, por exemplo. "Nosso reconhecimento a todos os profissionais da Medicina Veterinária, que têm papel fundamental no cuidado com a saúde humana, no bem-estar animal e na preservação do meio ambiente", destaca Mauro Moreira, presidente do CRMV-RS. 


Mas não são apenas essas as atribuições do médico veterinário. Ele também está por trás de pesquisas científicas, como desenvolvimento de  medicamentos. Você sabia, por exemplo, que a vacina BCG (Bacilo Calmet.te-Guérin) foi desenvolvida na França, por Jean-Marie Camille Guérin, médico veterinário e microbiólogo? Da mesma forma, muitos médicos veterinários participaram das pesquisas que deram origem aos imunizantes contra a Covid-19.
No supermercado ou em mercados públicos, é o médico veterinário quem garante que todos os itens origem animais estejam congelados ou refrigerados de maneira correra para que cheguem com qualidade na mesa do consumidor.
Além disso, cabe ao profissional preservar o meio ambiente, de forma a garantir que a fauna encontre ali todas as condições necessárias para viver dentro do seu habitat. Essa ação também é fundamental para garantir a saúde pública, evitando a proliferação de insetos e de roedores que possam transmitir doenças à população.
Esses são apenas alguns exemplos para demonstrar o papel essencial do médico veterinário no nosso dia a dia , já que os profissionais podem estar presentes m mais de 80 áreas de atuação.
A cada um deles, o CRMV-RS presta sua homenagem, deseja sucesso nesta profissão repleta de desafios e se coloca à disposição no que puder auxiliar.

Sobre a data
Há 89 anos, no dia 9 de setembro de 1933, a Medicina Veterinária era regulamentada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, como profissão no Brasil. Como forma de homenagear os profissionais da área, a data foi escolhida como o Dia do Médico Veterinário. Pouco tempo depois, em 1940, o diploma passou a ser obrigatório para o exercício da atividade, conforme regulamentação da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão responsável pela fiscalização da atividade em território brasileiro.