portugues espanhol ingles
CRMV-RS entrega prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes durante a Expointer
02/09/2022

A Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, foi o palco escolhido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para a entrega do prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes. Esta é a primeira edição da distinção, e os vencedores foram revelados durante a 45ª Expointer, nesta sexta-feira (2), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 “Com o prêmio, queremos reconhecer, incentivar, destacar e premiar os profissionais que tenham contribuído sobremodo para o desenvolvimento de suas profissões”, ressalta o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

A cerimônia reuniu familiares do Édison Armando de Franco Nunes, que vieram prestigiar a homenagem, e contou com representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como a vice-presente, Ana Elisa de Souza Almeida, do tesoureiro do CFMV, José Maria Filho, e de lideranças dos  Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de diversos estados.

Também marcaram presença o presidente da Famurs, Paulo Salerno, a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima, representando o governo do Estado, a secretária do Gabinete da Causa Animal de Porto Alegre, Catiane Mainardi, representando a Prefeitura da Capital, a presidente do Sindicato dos Zootecnistas do RS, Angélica Pereira dos Santos Pinho, o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do RS, João Batista Pereira Jr., o coordenador regional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Caio Rocha, e a Professora Doutora Cleide Moretto, representando a Universidade de Passo Fundo.

As indicações de nomes para o prêmio foram feitas por associações de Médicos Veterinários e Zootecnistas, nas regiões de abrangência, representantes de Instituições de Ensino do Estado, dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, pelos sindicatos de Médicos Veterinários e Zootecnistas, bem como pelas entidades representativas da agropecuária, da indústria, do comércio, do serviço,  do cooperativismo, e por representantes dos poderes públicos. A premiação será conferida anualmente.
 

Conheça os vencedores

CATERGORIA: Liderança Empresarial Varejo e Comércio

Alexandre Velasco Prado

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Empresa atuante há mais de 20 anos no estado do Rio Grande do Sul como representante e distribuidora de produtos de saúde animal, sempre preocupada e trabalhando pela sanidade dos animais.

 

CATERGORIA: Liderança Empresarial Indústria

Gustavo Macedo Laureano

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Gustavo Macedo Laureano é de São Gabriel/RS, cidade onde reside e trabalha. Formado em Medicina Veterinária pela UFRGS, sempre trabalhou com pecuária, pois é de família de produtores rurais, e a ligação com a terra fez parte de seu DNA. É também sócio-fundador da empresa Brasão do Pampa  onde  exerce a função de diretor comercial, atuando na gestão da empresa e no desenvolvimento de produtos de nutrição animal voltados às condições do pampa gaúcho.  A Brasão do Pampa atua em toda a região de pecuária do Rio Grande do Sul.

Confira a cobertura fotográfica do evento nos perfis do CRMV-RS no Facebook e no Instagram

https://www.facebook.com/crmvrs

https://www.instagram.com/crmvrs/

 

CATEGORIA: Liderança Empresarial Serviço

Guilherme Thomazi

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Guilherme Thomazi é um líder, um profissional de visão, uma pessoa empreendedora.  Atua como vice-presidente nas empresas do grupo FOODCHAIN ID no Brasil. Atualmente, a empresa atua globalmente nas áreas de certificação, análises e soluções digitais no setor agroalimentar. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Biotecnologia na Universidade de Caxias do Sul E MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biologia Molecular, Genética e Gestão de Empresas.

 

CATERGORIA: Liderança Empresarial Agronegócio

Flauri Ademir Migliavacca

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Flauri Ademir Migliavacca, referência na Medicina Veterinária e fundador da MigPlus Agroindustrial de CASCA RS, junto com seu irmão Lanes. É Médico-Veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e  Pós -Graduado em Clínica e Reprodução de Suínos pela USP em 1988. Secretário Geral e Executivo da International Pig Veterinary Society (IPVS) - Brasil e Suíça. Foi funcionário da Secretaria da Agricultura do RS. Foi consultor de várias empresas na área de nutrição antes da fundação da Mig-PLUS. Faz parte do Conselho do Sindicato de Rações do Brasil (SINDIRAÇÕES). É autor e co-autor de publicações científicas em suinocultura. Foi um dos fundadores do Curso de Medicina Veterinária da UPF, juntamente com o professor ÉDISON ARMANDO DE FRANCO NUNES.  Faz parte da história de Casca e da suinocultura brasileira.

 

CATERGORIA: Destaque Órgão Público

Tassiéli Senger Kaiser

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

A Médica Veterinária Tassiéli Senger Kaiser é atualmente a veterinária da Prefeitura Municipal de Restinga Seca, lotada na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, atuando principalmente no Serviço Municipal de esterilização e controle populacional de animais (cães e gatos). Participou na elaboração de uma cartilha com orientações aos tutores denominada Cartilha do Tutor Responsável, que contempla temas como guarda responsável, bem estar dos animais, educação sanitária, cuidados básicos com os animais, cuidados com filhotes órfãos e informações sobre castração e vacinação.

 

CATERGORIA: Destaque Empreendedor - Personalidade do ano

CHAIANE MEDEIROS PERES

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Chaiane Medeiros Peres indicada como destaque empreendedor, médica veterinária, mãe e empreendedora, é sócia em clínica veterinária há mais de 10 anos. Tem dedicação voltada na área clínica médica e dermatologia desde a sua formação em Medicina Veterinária. Atualmente é proprietária e diretora do Ninho Hospital Veterinário, localizado em Santa Maria,  atuando na sua administração e ainda realizando atendimento veterinário. O local oferece estrutura completa para atendimento e diagnóstico clínico geral e de especialistas, internamento de felinos e caninos, centro de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico completo, reabilitação e fisioterapia, cuidando com acolhimento o paciente e tutor.

 

CATERGORIA: Destaque Terceiro Setor

ARPA-ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

A ARPA, é uma instituição privada sem fins lucrativos que presta relevantes serviços a causa animal há mais  de 50 anos e tem como objetivo oferecer serviços veterinários de qualidade por preços mais acessíveis à população de Porto Alegre e arredores. Contribui para o controle populacional de cães e gatos através da esterilização. Mantém abrigo para cães e gatos abandonados que esperam por um novo lar e promove campanhas de educação para a posse responsável e bem-estar animal.

 

CATERGORIA: Destaque Ensino Medicina Veterinária

Maria Isabel Botelho Vieira

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

A professora Maria Isabel Botelho Vieira dedicou toda sua carreira acadêmica ao ensino da medicina veterinária em áreas como parasitologia veterinária, doenças parasitárias e também na área de ovinocultura. Fez mestrado na área de parasitologia animal na UFRGS, e o doutorado em Ciência Animal na UFMG. Iniciou sua carreira docente na URCAMP em Bagé, e posteriormente fez concurso para a UPF, onde iniciou seus trabalhos no ano de 2003, quase 20 anos atrás. Na UPF, além da docência, exerceu cargos como Coordenação de estágios e de extensão e de gestão na coordenação do curso de Medicina Veterinária e em outros órgãos institucionais. Na sua gestão acadêmica sempre buscou atualização constante nas áreas de atuação, bem como participou dos órgãos de classe como o CRMV na Comissão de Ensino e também junto ao CFMV onde teve importante atuação em comissões de ensino e de valorização da Medicina Veterinária.

CATERGORIA: Destaque Ensino Zootecnia

Jaime Urdapilleta Tarouco

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Professor e pesquisador da UFRGS, com currículo diferenciado e diversos trabalhos publicados. Possui graduação em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas, doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós doutorado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-FZEA-USP-SP. Atualmente é professor Associado III do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Ciência da carne, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, composição corporal, ultrassom, seleção.

 

CATERGORIA: Destaque Bem-Estar Animal e Proteção

Brunna de Souza Barni

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Médica Veterinária formada pela UFRGS, Doutora em Ciências Veterinárias pela UFRGS com ênfase em saúde coletiva, Mestre em Ciências Veterinárias e Residência Médico Veterinária na área de Cirurgia de Pequenos Animais pela UFRGS. É servidora pública concursada da Prefeitura de Porto Alegre há mais de 5 anos, atuando na Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), Diretoria Geral dos Direitos dos Animais e, atualmente, Gabinete da Causa Animal. Atuou como Gestora do Centro de Cirurgia da Unidade de Medicina Veterinária. Foi  coordenadora técnica da Unidade de Saúde Animal Victória. De Janeiro de 2021 até o momento é Coordenadora Técnica do Gabinete da Causa Animal, vinculado ao Gabinete do Prefeito. Responsável pela coordenação de projetos envolvendo bem-estar e proteção animal, como Edital de Credenciamento de Protetores no município e Projeto de Castração descentralizado, através de Credenciamento de clínicas e aquisição de veículo  Castramóvel.

 

CATERGORIA: Destaque Saúde Pública

Magnólia Martins Erhardt

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi Médica Veterinária da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul,  com atuação em gestão em saúde, vigilância sanitária de alimentos, Medicina Veterinária preventiva, meio ambiente e zoonoses, exercendo também  diversos cargos de destaque na área de Saúde Pública do município. Participou ativamente para a criação, construção e implantação do Centro de Controle de Zoonoses de Cachoeira do Sul, o primeiro fora de uma capital brasileira . Atualmente é Doutoranda no Curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM e desde 2013 Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na unidade de Encantado, da UERGS/RS. Orgulha-se de ter quatro médicos veterinários na família, todos atuando na área de Saúde Pública: o esposo Udo Erhardt, e os filhos Gustavo Martins Erhardt e Carolina Martins Erhardt. 

 

CATERGORIA: Destaque Associações

WERNER MEINCKE

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Werner Meincke formado em Medicina Veterinária pela UFSM. Fundou a primeira central de inseminação artificial de suínos do Brasil e foi seu diretor por mais de 10 anos. Trabalhou  junto a ABCS  Associação Brasileira de Criadores de Suínos. TAMBÉM foi presidente da ACSURS. Após a formação em Medicina Veterinária na UFSM, especializou-se em reprodução de suínos na Faculdade de Veterinária de Hannover na Alemanha. Foi presidente da ACSURS por duas gestões. Atualmente, trabalha como consultor da Agroceres PIC.

 

CATERGORIA: Destaque Pesquisa

Fernando Rosado Spilki

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS, na área de Virologia Animal  e doutorado em Genética e Biologia Molecular, área de Microbiologia, pela Universidade Estadual de Campinas. Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1B. Membro da Rede-Vírus MCTI. Coordenador da Rede Corona-ômica BR MCTI/Finep. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. Editor Associado da Área de Virologia Veterinária do Brazilian Journal of Microbiology. Academic Editor na área de Veterinary Medicine do periódico PeerJ. Atua em projetos nas áreas de virologia animal, humana e ambiental, com apoio financeiro do CNPq, CAPES, FINEP, FUNASA, Ministério da Saúde, SDECT-RS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

 

 

CATERGORIA: Destaque Cultura

Cezar Augusto Schell Freire

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Médico Veterinário, formado pela Universidade de Passo Fundo, empreendedor proprietário do CENTRO DE TREINAMENTO GUTO FREIRE. Tendo em vista o Freio de Ouro ter se tornado Manifestação Cultural Nacional pela lei 14.204/2022 sancionada pelo Presidente da República, foi indicado para o prêmio "Destaque Cultura" por ser um Ginete, Médico-Veterinário com trabalho de conclusão de curso sobre "Preparo físico de cavalo atleta". Foi quatro vezes Campeão da "Manifestação Cultural Nacional Freio de Ouro" e de reconhecimento notório em sua profissão.

 

CATERGORIA: Destaque Imprensa

Gisele Loeblein

Resumo das qualificações e justificativa da indicação:

Natural de Lajeado, Gisele é formada em jornalismo pela UFRGS e está há 22 anos anos no Grupo RBS, onde passou pelo Diário Gaúcho e pela Zero Hora. Em ZH, atuou nas editorias de Mundo e Economia. A partir de 2010, passou a ficar focada no agronegócio, assumindo em 2013 a coluna diária Campo e Lavoura. É comentarista também da Rádio Gaúcha, onde participa dos programas Gaúcha Hoje, Atualidade e Estúdio Gaúcha de forma regular. Também tem participação semanal no Bom Dia Rio Grande, dentro do bloco do Campo e Lavoura. Neste ano, concluiu um curso de educação executiva no Insper com foco no agro. Em 2016, recebeu o prêmio Folha Verde, concedido pela Assembleia Legilsativa, na categoria Mídia Agrícola.

 

 

 

Quem foi Édison Armando de Franco Nunes

 

A ideia de dar à premiação o nome de Édison Armando de Franco Nunes é imortalizar o nome de um profissional que deixou um legado inestimável para a Medicina Veterinária e a Zootecnia, que faleceu em março de 2021, vítima de Covid-19. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1970, Edison foi fundador e diretor do curso de Medicina Veterinária (1996 - 2003) da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde atuou como professor das faculdades de Veterinária e Agronomia.

 

Édison também exerceu o cargo de auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Abastecimento, membro da Academia Riograndense de Medicina Veterinária. Foi Conselheiro do CRMV-RS durante cinco gestões e Delegado Regional do CRMV-RS em Passo Fundo. Fundou a Associação dos Médicos Veterinários do Planalto (Passo Fundo) e integrou a diretorias da SOVERGS e SIMVET/RS. Participou da ANFFA Sindical, Sindacri e AFAMA-RS. Foi vice-presidente da ABRAVES.