Porto Alegre sedia Terceira Câmara Nacional de Presidentes
01/09/2022

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, sediou a 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Na pauta técnica, os presidentes debateram sobre a telemedicina veterinária, os manuais de responsabilidade técnica, o autocontrole da indústria de alimentos, o atendimento veterinário domiciliar e a regulamentação do uso de Cannabis para uso veterinário.

Na área política, o foco foi a articulação institucional e parlamentar, e as parcerias com outros órgãos em defesa das demandas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Os presidentes aproveitaram para alinhar estratégias de natureza administrativa, como auditorias voluntárias no Sistema, iniciativas para reduzir a inadimplência e atualização das normas para processos eleitorais nos conselhos regionais.

Na abertura, o presidente do CFMV Francisco Cavalcanti de Almeida, reafirmou a concentração de esforços do CFMV para acelerar a transformação digital de todo o Sistema. A implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) está em ritmo avançado. A ferramenta moderniza os trâmites de processos administrativos, interligando eletronicamente os conselhos.

O Suap funciona no Conselho Federal desde o primeiro dia útil de 2022 e, agora, já conta com a adesão de 17 regionais (AC, BA, GO, DF, ES, MA, MT, MS, PA, PE, RJ, RN, RS, SC e TO). “Após a instalação do Suap, o CFMV seguirá com o compromisso de evoluir e estender a modernização para outros módulos”, afirmou Cavalcanti. “Que os regionais tenham o CFMV como um parceiro. Não estamos à frente, nem atrás de vocês. Estamos lado a lado para construir e desenvolver”, complementou a vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

O anfitrião da CNP registrou a satisfação de receber o encontro justo quando acontece no estado a 45ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2022). “Considerada o maior evento de agronegócio a céu aberto da América Latina, a Expointer reforça a importância dos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia para o desenvolvimento da cadeia produtiva do país”, destacou o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

O conselho regional organizou uma programação para os presidentes na Expointer, no dia 2 de setembro. Ao final do dia, será entregue o Prêmio Professor Édison Armando de Franco Nunes. Em sua primeira edição, a premiação será destinada a médicos-veterinários e zootecnistas gaúchos que tiveram papel importante nos setores público, privado, de ensino e terceiro setor, reconhecendo profissionais que contribuíram para a ciência da Medicina Veterinária e Zootecnia, agraciados em 15 categorias.

O prêmio leva o nome do médico-veterinário Édison Nunes, de Passo Fundo, cidadão emérito e responsável por melhorias da profissão no estado e no país. Falecido em março de 2021, a premiação chega para resgatar a memória e o legado do professor.

Participação

Pela primeira vez, participaram da CNP os presidentes recém-empossados dos CRMVs do Acre, Jesse Monteiro (vice-presidente, representando o presidente Fábio Moraes); do Maranhão, Licindo Pereira (MA); da Paraíba, José Cecílio Martins Neto, e de Rondônia, Anilto Funez Júnior.