CRMV-RS participa de feira de adoção de animais com deficiência
08/08/2022

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) participou, neste sábado (08), do 1º Parapet, evento de adoção de cães com deficiência promovido pela a Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa) da Prefeitura de São Leopoldo.

Dos mais de 300 animais que são tutelados pelo Canil Municipal, 53 cães têm uma ou mais deficiências. Além de enfrentar a superlotação, também há dificuldade de encontrar um lar por causa das características que os tornam esses animais em seres únicos - como a cegueira, a surdez, a paralisia, a amputação ou a idade avançada -, mas não menos dignos de dar e receber amor.

O assessor técnico veterinário do CRMV-RS José Pedro Martins, que representou o Conselho no evento, elogiou a iniciativa. “Adotar um animal é um desafio e adotar um animal com algum tipo de deficiência é um desafio maior ainda. E acho que a gente já está numa fase em considerar que o animal de estimação não é um brinquedo, então a guarda responsável pressupõe uma preparação da família, principalmente da criança, para saber que o animal é um ser vivo que tem as suas necessidades e seu comportamento característico. Ele tem as necessidades e os cuidados dele e então o animal portador de algum tipo de deficiência pode limitar algum tipo de movimentação mas essa deficiência não limita a personalidade do animal, ele continua expressar carinho, fome, dor”.

Da esquerda para direita: Mauro Winckler, médico veterinário da Central Animal Pet, José Pedro Martins, assessor técnico veterinário do CRMV-RS, e Walter Leo Verbist, secretário de Proteção Animal de São Leopoldo.

Texto: Assessorias de Comunicação do CRMV-RS e da Prefeitura de São Leopoldo
Foto: Thales Ferreira