Nota de pesar do CRMV-RS pelo falecimento do médico veterinário Emerson Antonio Contesini
08/03/2022

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lamenta o falecimento do colega Emerson Antonio Contesini, ocorrido nesta segunda-feira (07), vítima de insuficiência pulmonar causada pela Covid, doença contra a qual lutou bravamente. Contesini deixa um legado de extrema importância para a profissão, como professor da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também como diretor da Favet, cargo que ocupou por dois mandatos e exerceu até o ano de 2020.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1987), formou-se mestre em Medicina Veterinária (sub-área cirurgia veterinária, em 1992) e doutor em Medicina Veterinária (sub-área cirurgia veterinária, em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atuou como consultor dos periódicos Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnica (UFMG), Ciência Rural (UFSM), Ciência Animal Brasileira (UFG). Era professor da disciplina de Graduação de Técnica Cirúrgica. Na pós-graduação, ministrava as disciplinas de Seminários em Clínica Cirúrgica, Práticas de Ensino a Cirurgia (Técnicas Alternativas ao Ensino da Cirurgia), Prática em Clínica Cirúrgica e Técnicas Cirúrgicas do Aparelho Genital nas Espécies Domésticas. Foi orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias (FAVET - UFRGS) no nível de Mestrado e Doutorado e também da Iniciação Científica, Monitoria, Bolsista Extensão, Estágio e Monografia Curriculares e no Programa de Residência Médico Veterinária.

A Favet determinou o luto oficial de três dias em homenagem a Contesini. O CRMV-RS se solidariza com a família e amigos neste momento de tristeza pela perda deste grande profissional, colega e mentor. A cerimônia de despedida ocorre das 10 às 16 horas desta terça-feira (08) na capela 6 do cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre.