Aguarde...
Comissão de Animais Silvestres - Gestão: 2018-2021


A Comissão de Animais Silvestres foi instituída em função das seguintes justificativas:

- a necessidade de conhecer, para promover a conservação e preservação de fauna silvestre;  

- o número significativo de profissionais Médicos Veterinários envolvidos nessa área de atuação no Estado do Rio Grande do Sul; 

- cada vez mais o progresso urbano e ocupação humana aumentam as situações de conflito entre a população e a fauna; 

- o exercício da Medicina Veterinária nessa área pode ser em vários segmentos diferentes como Zoológicos, Criatórios Comerciais, Centros de Triagem e Reabilitação, Clínica de Animais de Estimação, Órgãos ou Instituições de Fiscalização ou Pesquisa, Licenciamento Ambiental e Manejo de Fauna, entre outras, e que cada uma dessas áreas apresenta características distintas e submetidas a legislações e realidades diferentes; 

- a crescente necessidade de considerar a saúde humana e animal como saúde única, então integrar a saúde da fauna silvestre, em cativeiro ou vida livre, como dependente da saúde dos ecossistemas; 

- a importante participação e presença do Médico Veterinário nesse contexto, e a necessidade de atenção a novas áreas de atuação profissional.

 

Objetivos

- Servir com órgão de consulta e assessoramento técnico da diretoria do CRMV/RS em questões relacionadas à atuação do Médico Veterinário com Animais Silvestres; 

- Promover reuniões periódicas e contribuir para o debate acerca de temas relevantes à atuação com Animais Silvestres; 

- Identificar as demandas a partir de consultas a coordenadores e suas equipes de trabalho; 

- Garantir encaminhamento das demandas referentes a Animais Silvestres no RS para a Comissão Nacional de Animais silvestres do CFMV; 

- Certificar, acompanhar, orientar as instituições mantenedoras de Fauna Silvestre no que tange à legislação Estadual e Federal, bem como orientar a prática da Medicina Veterinária;  

- Planejar debates sobre temas relacionados a Medicina Veterinária de Animais Silvestres; 

- Programar eventos técnicos (seminários, oficinas e workshops) para a capacitação profissional e apoiar eventos afins para a qualificação dos profissionais dessa área.

 

Integrantes

- Méd. Vet. Moira Ansolch da Silva Oliveira CRMV/RS 08891 - Coordenadora

- Méd. Vet. José Reck Júnior - CRMV/RS 10591

- Méd. Vet. Elisandro Oliveira dos Santos - CRMV/RS 07945

- Méd. Vet. Fábio dos Santos Teixeira - CRMV/RS 03482

- Méd. Vet. Paulo Mota Bandarra - CRMV/RS 11699

- Méd. Vet. Caroline Weissheimer Costa Gomes - CRMV/RS 11931

- Méd. Vet. Carolina Silveira Braga - CRMV/RS 11922

- Méd. Vet. Cláudia Cecília Hartfelder - CRMV/RS 10214

 

 

 

 

 



CONTRIBUIÇÕES

17/09/2020
‘Animal sinantrópico, que bicho é esse?’, campanha do CRMV-RS destaca importância da fauna urbana

A presença de animais em centros urbanos nem sempre é bem percebida pelas pessoas. Os animais que se adaptaram a viver junto ao ser humano, quer ele queira ou não – os chamados animais sinantrópicos - têm papel fundamental para manter o equilíbrio do meio ambiente. “Mas, por exemplo, qual a função tem um morcego?”, muitos se perguntam. Eles são fundamentais, pois alguns se alimentam de mosquitos, outros de pólen, outros de frutas. Se os morcegos desaparecessem, as cidades ficaram repletas de insetos e perderíamos eficientes polinizadores. Muitos morcegos fazem à noite o que as aves fazem durante o dia semeando florestas.

 

Para mostrar o quanto é essencial a coexistência pacífica, a importância de saber lidar com essas espécies e quais são os papéis ecológicos que muitas delas prestam na cidade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lança a campanha “Animal Sinantrópico, que bicho é esse?”.

 

A iniciativa da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-RS tem como objetivo destacar o quanto é importante proteger a fauna presente nas cidades e manter o controle sustentável das espécies potencialmente nocivas. "É fundamental que tenhamos em mente que compartilhamos o ambiente com milhares de outras espécies de animais e que nós humanos é que somos invasores na maior parte dos casos" destaca a coordenadora da Comissão de Animais Silvestres, a médica veterinária Moira Ansolch.

 

As campanhas institucionais do CRMV-RS buscam informar e conscientizar a sociedade a respeito da importância das relações humano-animal-ambiente. “A sanidade e o bem-estar animal - sejam eles de estimação, de produção, nativos ou exóticos – estão diretamente relacionados à saúde da população, pois essa coexistência afeta a ambos e também o ambiente que compartilham”, destaca a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles.

 

As peças gráficas da campanha estão disponíveis nas redes sociais do CRMV-RS para compartilhamento e também no site do Conselho para download gratuito. Basta clicar no link https://www.crmvrs.gov.br/campanha.php?id_campanha=22.

 

O portal também disponibiliza acesso às campanhas sobre outros temas. Confira no link https://www.crmvrs.gov.br/campanhas.php.







Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos da política de privacidade do site.