Aguarde...
Comissão de Ensino em Zootecnia - Gestão: 2018-2021


 

A Comissão de Ensino em Zootecnia foi instituída em função das seguintes justificativas:

- o número significativo de Cursos de Zootecnia ofertados no Estado do Rio Grande do Sul;

- a necessidade de monitoramento do funcionamento dos cursos de Zootecnia em atividade ou aqueles a se instalarem no Estado do Rio Grande do Sul;

-  a preocupação com as investidas crescentes da modalidade do ensino a distância e suas implicações para o exercício profissional em Zootecnia;

-  ser imprescindível a garantia da qualidade de ensino e aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de Zootecnia.

 

Objetivos

- servir como órgão de consulta e assessoramento técnico da diretoria do CRMV/RS em questões relacionadas à educação ao ensino da Zootecnia;

- promover reuniões periódicas entre coordenadores do curso de Zootecnia no Rio Grande do Sul e contribuir para o debate acerca de temas relevantes ao ensino;

- identificar as demandas dos cursos a partir de consultas a coordenadores e suas equipes de trabalho;

- orientar quanto ao risco da oferta da modalidade de ensino a distância em Zootecnia;

- planejar debates sobre temas modernos em Zootecnia;

- programar eventos técnicos (seminários, oficinas e workshops) para a capacitação de metodologias ativas de ensino na área de Zootecnia.

 

Integrantes

- Zoot. Gerson Guarez Garcia CRMV/RS 00495/Z - Coordenador

- Zoot. Luiz Eduardo Avelar Pucci CRMV/RS 01011/Z - Secretário

- Zoot. Stefani Macari CRMV/RS 01053/Z

- Zoot. Luciane Rumpel Segabinazzi CRMV/RS 01104/Z

- Méd. Vet. Luciano Trevizan CRMV/RS 07918

- Méd. Vet. Emmanuel Veiga de Camargo CRMV/RS 10364

- Zoot. Juliana dos Santos CRMV/RS 1137/Z

- Méd. Vet. Diogo Magnabosco CRMV/RS 8951

- Méd. Vet. Rogério Folha Bermudes CRMV/RS 05011

- Méd. Vet. Luciana Fagundes Christofari CRMV/RS 10084

- Méd. Vet. Lílian Ribeiro Kratz CRMV/RS 06260

- Méd. Vet. Elísio de Camargo de Bortoli CRMV/RS 09564

- Zoot. Ana Gabriela de Freitas Saccol CRMV/RS 00519/Z



CONTRIBUIÇÕES

15/10/2020
15 de Outubro - Dia do Professor

*Por Gerson Garcia, professor da UFSM e coordenador da Comissão de Ensino em Zootecnia do CRMV-RS

 

Referências,

 

Tanto na ciência quanto na vida, as referências são parte importante de toda a formação do ser humano. Na ciência servem de base para defendermos nossas hipóteses, em que pese sempre é importante também referenciar o contraditório. Na vida, as referências inspiram, transformam e servem de exemplo para copiarmos e tentarmos chegar o mais próximo possível.

 

Minhas referências começaram em casa, com aqueles que transmitiram, aos seus 3 filhos, os conceitos de humildade, sensibilidade, honestidade e união familiar. Meus primeiros professores, mesmo sem diploma acadêmico, sempre acreditaram na educação como forma de transformação de vida.

 

Essa formação foi fundamental para ingressar no Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Foram décadas de estudo em instituições públicas, conhecendo e valorizando cada detalhe, percebendo o esforço, a luta e a dedicação de cada docente com quem tive o prazer de conviver.

 

Numa época em que o professor é visto como inimigo da nação, cujas conquistas do passado são questionadas por uma sociedade cada vez mais contraditória, palavras como as descritas acima fazem a gente continuar acreditando, de que só a educação é capaz de transformar.

 

Nós, professores, não trazemos ideologia, nós discutimos o contraditório, aceitamos a divergência porque é assim que as pessoas crescem, mas, sem concessões, defendemos a democracia com respeito, sem insultos e ataques a vida privada.

 

Na minha vida tive o privilégio de ter muitas referências no sentido positivo. Oxalá, sem qualquer tipo de prepotência, a gente também possa estar servindo de inspiração para uma sociedade mais humana e com oportunidades iguais para todos.

 

E hoje é Dia do Professor. De repente recebo uma série de mensagens, muitos agradecimentos, alguns diretamente a mim, outros dirigidos a toda a categoria. De repente o professor se torna o centro das atenções, o ser mais importante do mundo. Respeito todos os meus professores, assim como respeito qualquer ser humano, mas sou muito mais grato àqueles que foram um pouco além do simples ato de ensinar e se tornaram meus educadores e referências.

 

Parabéns, professor! Neste 15 de outubro, só você pode fazer a diferença na vida das pessoas.



08/11/2019
CRMV-RS promove Seminário de RT em Zootecnia

 

Acontece neste momento o Seminário de Responsabilidade Técnica (RT) em Zootecnia no Auditório Administrativo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. O zootecnista Stefani Macari (direita), realizou a abertura do evento tratando do mercado de trabalho para zootecnistas. No início da tarde, a vice-presidente do CRMV-RS, Angélica Pinho (centro), falou sobre a responsabilidade técnica para zootecnistas. Na sequência, fala o coordenador da Comissão de Ensino em Zootecnia do Conselho, Gerson Garcia (esquerda), sobre ética profissional. O evento segue até às 15h30.



30/10/2019
IFRS promove Seminário de RT em Zootecnia em parceria com o Conselho

 

A vice-presidente do CRMV-RS, Angélica Pinho, e o coordenador da Comissão de Ensino em Zootecnia, Gerson Garcia, participarão do Seminário de Responsabilidade Técnica (RT) em Zootecnia no dia 7 do próximo mês. O evento, em parceria com o Conselho, será realizado no Auditório Administrativo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. O objetivo do encontro é discutir sobre a atuação do zootecnista, destacando pontos como o mercado de trabalho e a ética profissional. As inscrições podem ser feitas através do link http://twixar.me/4gr1. Mais informações pelo telefone (54) 3345-8000.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

9h30 - Credenciamento
10h15 - Mercado de Trabalho do Zootecnista - Prof. Dr. Stefani Macari (UFPEL)
12h - Intervalo
13h15 - Ética Profissional para Zootecnistas - Zoot. Gerson Garcia (CRMV-RS)
14h15 - Responsabilidade Técnica para Zootecnistas - Zoot. Angélica Pinho (CRMV-RS)
15h30 - Debate
17h - Encerramento



30/09/2019
Comissão de Ensino em Zootecnia promove Seminário de Responsabilidade Técnica

O Seminário Responsabilidade Técnica em Zootecnia acontece no dia 11/10, às 13h30, na Associação Rural de Pelotas, em Pelotas. Programe-se, pois inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 10/10 pelo e-mail da.zootecnia.ufpel@gmail.com. Para mais informações, entre em contato pelo (51) 2104 0568 ou www.crmvrs.gov.br.

 

 







Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos da política de privacidade do site.