CRMV-RS encerra Encontro dos Conselhos da Região Sul com boas perspectivas
07-02-2018
O segundo dia (7) do I Encontro dos Conselhos da Região Sul, realizado na Casa do Médico Veterinário no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi marcado pela união dos interesses dos três CRMV's presentes: CRMV-RS, CRMV-SC e CRMV-PR. O encontro, organizado pela equipe do CRMV-RS, tinha como objetivo fortalecer as discussões sobre as demandas comuns entre os três estados. "É satisfatório o resultado deste primeiro encontro. Conseguimos alinhar diversos assuntos para fortalecer o interesse da profissão", destacou o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos. Logo pela manhã, no início da reunião, os presidentes deram destaque para os assuntos que serão levados à I Câmara Nacional de Presidentes, realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária nos dias 19 e 20 de fevereiro. Entre as pautas abordadas pelos dirigentes, a vaquejada, o ensino à distância e o controle populacional de cães e gatos, tiveram grande relevância. "Um ponto forte deste Encontro, foi a concordância entre os três Conselhos. Conseguiremos dar suporte um ao outro nas decisões discutidas em Brasília", afirmou o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távola Mira, que assumiu a pela primeira vez este ano a presidência da entidade. "Conseguimos dividir nossas dúvidas, angústias, problemas, e, principalmente, encontrar soluções comuns, já que a regionalidade é uma questão muito forte entre os Conselhos", completou. O presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, também reforçou a importância do alinhamento da Região Sul sobre os temas debatidos no evento. "É de extrema importância fortalecer os laços em prol da fiscalização e fortalecimento da nossa profissão", enfatizou. Além dos assuntos pertinentes à I Câmara Nacional de Presidentes, os presidentes também enfatizaram a valorização da profissão e a união da classe veterinária e zootecnista, já, que, neste ano, completa-se 50 anos da lei que regulamenta ambas as profissões. "Temos a perspectiva e já estamos trabalhando nisso, da criação de um grupo de trabalho dos CRMV's da Região Sul para tratar de assuntos da legislação, controle interno de procedimentos e também de articulação política voltada à assuntos importantes da profissão", completou Dr Marcos Vinícius. De acordo com os presidentes, a intenção é continuar realizando encontros entre as entidades para fortalecer cada vez mais os interesses da Medicina Veterinária e da Zootecnia. "Só temos a agradecer ao CRMV-RS pela iniciativa, tanto pela vertente de melhoria administrativa, quanto para a classe", afirmaram os presidentes do CRMV-PR e CRMV-SC. Além da reunião dos dirigentes, durante a manhã a Casa do Médico Veterinário também sediou o encontro entre servidores dos Conselhos, para tratar da melhoria dos processos administrativos e da unificação de controladoria geral a ser realizado pelas entidades. Conforme a Controladora Geral do CRMV-PR, Alessandra Tezolin dos Reis, a ideia é trazer a Região Sul para um processo novo de controladoria interna dos processos, para a melhoria da função pública realizada dentro dos Conselhos. Ela enfatizou que o CRMV-PR está em fase de planejamento de um novo processo de controladoria geral, emissão e pagamentos de diárias, controle de processos e análise de amostras, conforme nova exigência do Tribunal de Contas da União, o que servirá de referência para os outros Conselhos da Região Sul. "Devido à similaridades dos procedimentos entre o CRMV-PR, CRMV-SC e CRMV-RS, foi solicitada a criação de um grupo de trabalho para desenvolver a metodologia mais adequada para um sistema que sirva à todos a Região Sul", completou o coordenador Técnico Institucional do CRMV-RS, José Pedro Martins, que também participou da reunião. Na foto, os presidentes do CRMV-SC, CRMV-RS e CRMV-PR, respectivamente, com os certificados de participação no evento.