Fórum de trabalhadores e de Conselhos da área da saúde discute EAD em Salvador
09-01-2018
Conselhos, sindicatos, entidades governamentais se reuniram na segunda-feira, 08 de janeiro para discutir formas de enfretamento ao Ensino a distância, EAD.

O CRMV-BA- Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, foi representado pelo conselheiro médico veterinário Lúcio Leopoldo Aragão, professor da EMVZ-UFBA.

Também estavam presentes representantes dos Conselhos de Enfermagem , Farmácia, Medicina, Serviço Social, Fisioterapia, sindicatos, associações e Conselho Municipal de Saúde.

Dr Lúcio ressaltou que “o ponto fundamental da reunião foi a preocupação com a precarização dos serviços de saúde e com a mercantilização do ensino dos cursos da área de saúde”. Também foi lembrada pelos participantes, a importância de um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com pessoal qualificado para atender a população de modo adequado.

Fórum Social Mundial

Foram quase três horas de reunião no COREN-BA, Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, durante a qual foi aprovada uma agenda de ações que já começou nesta terça-feira (09.01) com uma reunião na APLB –Sindicato.

Participar do Fórum Social Mundial 2018, a ser realizado na capital baiana nos dias 13 a 17 de março foi uma das decisões mais relevantes da reunião, avaliou Dr. Lúcio. Ele acredita que isto pode trazer visibilidade internacional para a luta contra o EAD na área de saúde, pois os holofotes do mundo inteiro, no setor social, estarão voltados para Salvador.

E visibilidade, para gerar engajamento, é uma questão crucial, apontou o conselheiro do CRMV/BA: “é necessário que os alunos e professores da área de saúde da UFBA, UNEB e demais faculdades da Bahia percebam a importância do que está sendo discutido e façam adesão à causa”.

Em diversas oportunidades o CFMV, se manifestou contra o ensino a distância para os cursos de Medicina Veterinária.( ascomcrmvba)