portugues espanhol ingles
Coordenador do CRMV-RS compõe estudo sobre Covid-19
13/08/2020

Um estudo mundial sobre como a Covid-19 se comporta em diferentes populações e se há variabilidade das características da doença contará com a participação de um médico veterinário. Fernando Spilki, coordenador da Comissão de Saúde Única do CRMV-RS e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, será um dos condutores do projeto que terá a participação da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, onde coordena pesquisas na área e é professor no Mestrado em Virologia.

 

O projeto, chamado de UnCover, será liderado pelo Instituto de Medicina da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. A universidade gaúcha foi convidada a fazer parte pela parceria que já desenvolve há alguns anos com a área de saúde da University of South Florida, nos Estados Unidos. O estudo contará com a participação de 30 instituições localizadas em 18 países. De acordo com o informado pela Feevale, os estudos começam na metade deste semestre e terão duração de dois anos.

 

Conforme Spilki, a intenção da pesquisa é avaliar como se dá a doença em diferentes pacientes ao longo do tempo, podendo entender melhor os aspectos clínicos da Covid-19 no mundo. “Esta é uma oportunidade única de contribuir com um estudo global e aprender com a excelência do trabalho realizado pelas universidades envolvidas e o contato com pesquisadores do mundo inteiro”, destacou. Ainda de acordo com ele, a oportunidade também pode contribuir para melhorias nas pesquisas e entendimento da doença aqui no Brasil. “Será importante para compreender questões como a genética do vírus, diagnóstico, severidade e outras frentes de pesquisas que já temos aqui”, concluiu.

 

O trabalho desenvolvido pela Universidade Feevale com a condução do médico veterinário Fernando Spilki é mais um exemplo de como a profissão é essencial no conceito de saúde única, que engloba a saúde ambiental, animal e humana. Desde o inicío da pandemia causada pelo novo coronavírus, o CRMV-RS também vem trabalhando em conjunto com a comissão para promover materiais educativos, de esclarecimentos sobre o vírus e também sua relação com os animais.

 

*Com informações da Universidade Feevale