CRMV-RS encaminha ofício ao MP e autua Centro de Controle de Zoonoses por falta de RT
27/07/2020

Um Centro de Controle de Zoonoses foi autuado na última semana pela fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) por estarem funcionando sem a presença de um responsável técnico (RT). Para regularizar a situação, o local tem até 30 dias para apresentar a contratação de um profissional médico veterinário junto ao Conselho. Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses e outros agravos que afetam a saúde humana.

Durante a visita, a fiscalização também encontrou outras irregularidades no funcionamento do espaço que comprometem a sanidade e o bem-estar dos animais alojados. Além de indícios de infestação de ratos, sistema de esgoto inadequado e más condições higiênico-sanitárias das instalações, constatou-se estrutura sem higiene para atendimento clínico e cirúrgico veterinário, ausência de vacinas e de medicamentos, falta de solário e área de recreação e ausência de isolamento para animais com suspeita de doenças contagiosas.

Deste modo, entende-se que devido as condições encontradas, não é possível o desenvolvimento das ações e atividades fins dos Centros de Controle de Zoonoses.

Para averiguar as condições sanitárias do local, o CRMV-RS enviou ofício para a Promotoria de Justiça e a prefeitura do município, para que tomem as medidas cabíveis e busquem a regularização do estabelecimento.