CRMV-RS e Prefeitura de Novo Hamburgo firmam Termo de Cooperação para facilitar concessão de medicamentos para Covid-19
21/07/2020

Com o objetivo de regulamentar a requisição de medicamentos em clínicas e hospitais veterinários para o tratamento da Covid-19 de pacientes internados no município de Novo Hamburgo, foi firmado na manhã desta segunda-feira, 20, um Termo de Cooperação.

Da assinatura do documento na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), participaram o diretor-presidente, Ráfaga Fontoura, a diretora administrativo-financeiro, Itajanara Berlitz, e a presidente do Conselho Regional Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles.

Este termo prevê um suporte na requisição de medicamentos, sobretudo, os que que compõem o "kit intubação" indispensável para os tratamentos de pacientes portadores da COVID-19, principalmente no que refere a Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). "A medida visa dar um suporte a mais, diante do cenário da Pandemia, onde muitos dos insumos estão em falta em todo o país, a fim de, se evitar ou minimizar o colapso com a falta de insumos tão essenciais na área da saúde", destaca o diretor Ráfaga Fontoura.

Hospitais em todo Brasil já acionaram várias esferas do governo para informar sobre a dificuldade em se adquirir medicamentos e insumos. Diante disso, a semelhança no uso destes, também em nas clínicas e hospitais veterinários, oportunizou esta parceria com o município de Novo Hamburgo. Ou seja, trata-se de insumos humanos que também são usados em clínicas veterinárias.

O Termo de Cooperação entre o CRMV-RS e a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde do Município, estabelece o regramento para requisição de medicamentos do “kit intubação”, de forma a conceder os remédios necessários para os pacientes, mas também garantir um estoque mínimo é imprescindível para atendimento de animais que estejam em risco. “Os médicos veterinários estão solidários e dispostos a ajudar a salvar vidas humanas, mas não podem abrir mão de socorrer animais que necessitem de atendimento de emergência”, explica Lisandra.

Uma comissão mista formada por dois integrantes de cada instituição será formada apara acompanhar o desempenho da iniciativa. A vigência do termo se inicia a partir da assinatura do documento, e se estende até que seja normalizada a situação de abastecimento dos medicamentos para tratamento da Covid-19.

⚠️ Para cadastrar medicamentos para cedência e/ou doação acesse https://www.crmvrs.gov.br/form_empresa.php.