Governo do Estado encaminha para análise indicação do CRMV-RS para que o IPVDF realize exames da Covid-19
27/04/2020

A solicitação para que o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) seja incluído no auxílio às realizações de exames de diagnóstico da COVID-19, apresentada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) ao Governo do Estado, será analisada pelo Comitê Científico. A resposta foi enviada à presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, em ofício assinado pelo Secretário Chefe do Gabinete do Governador, Paulo Morales.

O texto informa que documentos encaminhados ao gabinete são direcionados aos comitês responsáveis pelo tema. Além da área científica, o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 e o Conselho de Crise para Enfrentamento da Epidemia Covid-19 também contam com o auxílio de específico para análise de temas econômicos, de logística e abastecimento, comunicação e análise de dados.

O ofício encaminhado pela presidente do CRMV-RS ao governador Eduardo Leite no dia 16 de abril destaca que o IPVDF é referência nos serviços de diagnóstico junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Organização Mundial para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e já está se adequando física e estruturalmente para os procedimentos e rotinas necessárias à realização dos exames.

Em seu perfil no Instragram (https://www.instagram.com/ppgsa_ipvdf/), o instituto presta esclarecimentos e informações que podem balizar uma decisão positiva por parte do governo do Estado.

Confira o texto:

“O IPVDF está em fase final de adequação de estruturas e equipamentos laboratoriais para que seus laboratórios possam apoiar no diagnóstico oficial do novo Coronavirus (SARS-CoV2).

As últimas semanas foram de intenso trabalho para garantir que o IPVDF estivesse disponível para apoiar o sistema estadual de saúde no diagnóstico oficial de SARS-CoV2. As adequações visam não prejudicar as demais funções de diagnóstico do IPVDF, voltadas à defesa sanitária animal e às cadeias do agronegócio, e, claro, garantir a biossegurança necessária. Nos próximos dias, o Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular, bem como, parte da equipe do IPVDF e do PPGSA, estará à disposição para juntar esforços na luta contra a COVID-19.

A força-tarefa de adequação dos laboratórios conta com pesado investimento de recursos de projetos de pesquisa do IPVDF e do PPGSA. A equipe da força-tarefa COVID-19 no IPVDF conta com a biomédica Dra. Fabiana Mayer (@fabiana.q.mayer), docente do PPGSA, que atuará como responsável-técnica pelo diagnóstico de SARS-CoV2, e com a Dra. Carla Rodenbusch (@carlarodenbusch), docente do PPGSA e especializada na área de Virologia, entre outros pesquisadores e docentes envolvidos. Com a finalização das adequações, o diagnóstico poderá começar tão logo as Secretarias de Saúde e de Agricultura (a qual o IPVDF é vinculado) desejem.