CRMV-RS solicita ao CFMV que notifique Ministério da Saúde
06/04/2020

O CRMV-RS enviou nesta manhã (6) um ofício ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitando que adote medidas junto ao Ministério da Saúde sobre o vídeo institucional "Profissionais da saúde não fogem à luta". No vídeo, o ministério enfatiza todos os profissionais de saúde envolvidos na causa do novo coronavírus, menos os médicos veterinários.

Assim, com a solicitação do cadastro dos profissionais para um possível auxílio no combate a doença, o CRMV-RS enfatiza que os médicos veterinários devem ter seu devido reconhecimento, importância e engajamento.

O CFMV é o responsável por fornecer ao Ministério da Saúde os dados dos profissionais inscritos em todos os regionais do Brasil.

Confira o documento na íntegra:

Senhor Presidente:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, em relação à manifestação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, que está veiculando um vídeo institucional intitulado “Profissionais da saúde não fogem à luta” (https://youtu.be/DFJP1tZa9VU) onde são mostradas todas as profissões e profissionais da área da saúde e a sua responsabilidade do controle da pandemia do coronavírus, menos o médico veterinário.

Consideramos um desrespeito à nossa profissão e aos médicos veterinários que atuam no sistema de saúde federal, estadual e municipal e todos os demais que serão convocados pelo Ministério da Saúde, revelando um desconhecimento acerca da importância, engajamento e comprometimento frente ao combate ao coronavírus.

Assim, solicitamos que o CFMV adote as medidas necessárias junto ao Ministério da Saúde.

Sendo o que se apresentava, agradecemos desde já e renovamos votos de elevada estima e apreço.

Respeitosamente,

Méd. Vet. Lisandra Dornelles