Conselho participa de reunião com o MAPA sobre febre aftosa
11/03/2020

A atual situação do processo de retirada da vacina da febre aftosa foi o tema de reunião nesta manhã (11) na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR). Representado pela presidente, Lisandra Dornelles, o CRMV-RS esteve presente juntamente com outras autoridades para debater o assunto com o Diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Geraldo Marques Moraes, que está no Estado especialmente para discutir a febre aftosa.

Na ocasião, a presidente do Conselho destacou que "este é um tema de extrema importância e são necessárias ações efetivas para prevenir o reingresso do vírus, como o aumento do número de médicos veterinários que atuem na fiscalização e a garantia de condições de trabalho para que exerçam suas atividades com excelência. O controle de fronteiras é um dos pontos mais críticos quando o assunto é a retirada da vacina". Atualmente, ainda é obrigatória a vacinação dos animais no Rio Grande do Sul. Estiveram presentes no encontro autoridades como o Fundesa, Fetag, Famurs, Sindicato dos Leiloeiros, Sindilat, Sicadergs, entre outras.