CRMV-RS aborda Medicina Veterinária Legal na Semana Acadêmica da Favet
22/10/2019

A XX Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dedicou dois dias à Medicina Veterinária Legal. No dia 17 de outubro, a médica veterinária Elan Cardozo, coordenadora da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), realizou um mini curso sobre corpo de delito. A médica veterinária Norma Centeno Rodrigues, integrante da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), prosseguiu as atividades referentes ao tema com uma palestra sobre a confecção de laudos periciais.

No segundo dia, o manejo e bem-estar de equinos para diagnóstico de maus tratos foi tema abordado pela veterinária Tamarini Arlas, coordenadora da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS. Já as médicas veterinárias Alice Meirelles Leite e Ana Paula Albano abordaram a perícia em biotério de roedores, peixes e aves apreendidas.

Após, foi a vez de Norma levar os participantes do evento a entenderem mais sobre a medicina veterinária legal e suas implicações. Para finalizar, a médica veterinária Daniela Friedrich falou sobre a rotina de maus tratos na Polícia Civil e Elan Cardozo apresentou casos forenses em medicina veterinária de pequenos animai