CRMV-RS alerta para importância da prevenção do câncer de mama em cães e gatos
17/10/2019

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama em cães e gatos, o Outubro Rosa Pet, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul CRMV-RS alerta para a necessidade dos cuidados com o seu animal. É importante lembrar que o médico veterinário é o principal aliado na hora de prevenir doenças em quem você ama. As artes que integram a campanha do Conselho gaúcho estão disponíveis para o download em Campanha Outubro Rosa Pet.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) destaca a importância da prevenção desta doença em pets por meio da castração. Segundo a Cartilha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia, uma cadela castrada antes do primeiro cio tem menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama. Nas gatas, as chances são reduzidas a 91%. É importante apontar que a utilização de anticoncepcionais é contraindicada, já que aumentam o risco de desenvolvimento de lesões mamárias.

Texto com informações da Assessoria de Comunicação do CFMV