Palestra sobre judicialização da Medicina Veterinária da AMVEP lota secretaria do CRMV-RS em Caxias
03/06/2019

O dia chuvoso e frio não impediu que profissionais e alunos de graduação de Medicina Veterinária participassem da palestra promovida pela AMVEP - Associação de Médicos Veterinários Clínicos de Pequenos da Serra Gaúcha. O evento foi uma promoção conjunta da Associação com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) por meio de sua Comissão de Medicina Veterinária Legal. O evento ocorreu nesta quinta-feira, dia 30, na secretaria do CRMV-RS em Caxias do Sul.

Norma Centeno Rodrigues, integrante da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL) e secretária da Comissão de Medicina Veterinária Legal, falou sobre a judicialização da profissão e de como o médico veterinário pode se proteger para evitar processos tanto na esfera administrativa quanto civil.

Norma alertou para o fato de as redes sociais e o seu mau uso estarem contribuindo para o aumento de casos de processos contra médicos veterinários. De acordo com ela, o fato de os pets – animais de companhia - cada vez mais serem considerados membros da família tem gerado sentenças do judiciário com guarda compartilhada em caso de separação de casais e até mesmo estabelecimento de pensão alimentícia dos animais, entre outros casos.

Comentando o novo Código de Ética e dando exemplos práticos, a palestrante elucidou dúvidas da plateia. Norma apresentou ainda as mudanças que a profissão tem assistido e de como o médico veterinário pode auxiliar a Justiça e mesmo outras áreas que buscam assessoria do profissional.

Presentes também ao evento a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, a coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-RS Ana Caroline Rossi, a integrante da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS Alice Meirelles e o conselheiro Gustavo Brambatti. Lisandra Dornelles destacou a importância desses eventos para levar o Conselho ao encontro dos colegas do Interior.