CRMV-RS integra frente em defesa das fundações estaduais
27/05/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) integra a frente parlamentar em prol do resgate das fundações e institutos de pesquisa do Estado, extintos durante o governo de José Ivo Sartori. Reunião convocada pelos deputados estaduais Juliana Brizola (PDT) e Luiz Fernando Mainardi (PT) reuniu representantes do CRMV-RS, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Fundação Zoobotânica, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), O Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande Do Sul (Semapi), Fundação Piratini, Fundação de Economia e Estatística (FEE), Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), CRMV-RS e bancadas do PDT, PT e PSOL.

O objetivo do Conselho é defender a prestação de serviços fundamentais à sociedade gaúcha. A autarquia entende a necessidade de reduzir os gastos da máquina pública, mas entende que isso precisa ser feito de forma responsável. Em muitos casos, com a extinção de fundações e institutos de pesquisas, tarefas antes desenvolvidas pelo Estado agora são destinadas a terceiros o que, em muitos casos, significa aumento de despesas. A Cientec é um desses exemplos, pois as análises que realizava agora são feitas fora do Estado, muitas vezes, segundo os servidores, pelo dobro do preço que custariam se seguissem feitas pela fundação.

Além disso, muitos dos servidores que estavam lotados em fundações e institutos extintos pelo governo Sartori estão cedidos a outras secretarias sem saber qual serão suas atribuições. Eles seguem no aguardo de definições para que possam atuar nas áreas para as quais prestaram concurso. Muitos talentos estão subaproveitados em função dessa medida: doutores e pós-doutores especializados em diferentes áreas foram proibidos de entrar nos laboratórios e não tiveram destinação definida.

No encontro, realizado na semana passada, ficou definida a criação de uma comissão de deputados que irá visitar as fundações extintas e verificar o que foi feito a respeito de cada uma delas. A meta é buscar informações sobre qual destino o governo deu a esses servidores. Além disso, será realizada uma audiência pública para que Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) veja a possibilidade de abarcar as fundações e institutos de pesquisa, seus equipamentos e profissionais disponíveis.