Loja de acessórios de celular recebe auto de infração por expor coelhos em vitrine
16/04/2019

Uma loja de acessórios para celulares, no Centro de Porto Alegre, que estava expondo cinco coelhos em sua vitrine, recebeu um auto de infração do Conselho de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) na manhã desta terça-feira, 16. Os proprietários do estabelecimento foram orientados pela equipe de fiscalização quanto à legislação vigente e quanto à necessidade de haver responsável técnico para a atividade.

Mateus Lange, coordenador técnico de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS, lembra que coelhos são animais que necessitam de cuidados muitos específicos. Coelhos são animais que se assustam e se estressam facilmente. Por isso, não devem estar ao alcance das pessoas, que tendem a querer fazer carinho, por exemplo."

Ao adquirir esses bichos, especialmente na época da Páscoa, muitas pessoas desconhecem suas necessidades acabam sem saber como agir. Por isso, é fundamental conhecer as características de um pet antes de adotá-lo ou adquiri-lo. Animais são vidas, e não brinquedos. O importante é jamais abandoná-los. Além de ser um ato cruel, o abandono de animais é crime previsto em lei.

Confira as dicas preparadas pelos médicos veterinários Maria Isabel Rocha e Leandro Basile, da Comissão de Animais Silvestres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS):

- A gaiola deve conter substrato no fundo, como granulado de papel ou grade que separe o animal dos seus dejetos, e precisa ser limpa diariamente.

- É necessário posicionar a gaiola em um lugar arejado, porém, sem muito vento, protegido do sol e chuva e que possibilite ao pet olhar o trânsito da casa.

- Prepare um lugar seguro para que o coelho passeie e conheça a casa. Cuide os fios elétricos e locais apertados. Por serem pequenos, muitos coelhos entram nestes locais com o objetivo de roer e se esconder, o que pode ser perigoso.

- O animal não pode ficar em contato com as próprias fezes e urina. Caso esteja na gaiola, é necessário um descanso de patas, para que elas não toquem diretamente na grade o tempo todo.

- É importante proporcionar ao animal um pote de comida e pote de água que estejam na altura adequada para que consiga alcançar.

- Por estar em um novo ambiente, o coelho pode se assustar. Por isso, é preciso ter muita paciência, principalmente as crianças, que devem ser alertadas a esperarem o coelho se aproximar e não forçar contato.

- Nunca segure o coelho pela barriga ou pelas orelhas.

- Jamais deixe o coelho solto perto de cães e gatos, pois o animal pode até morrer por estar assustado. Lembre-se: o coelho é caça, e não caçador. Como presa, ele tem um comportamento defensivo e assustado.

- Por serem herbívoros, estes animais precisam se alimentar de verduras de cor escura, como chicória, espinafre, rúcula, couve, erva doce, feno à vontade e suplementar com uma pequena quantidade de ração específica para espécie.

- Água fresca e em boa quantidade sempre.

- O local deve ser preparado para que o coelho possa circular entre a família e se isolar também quando tiver vontade. Mas, lembre-se: ele não pode ficar o tempo todo preso na gaiola. O coelho precisa de espaço para brincar e se movimentar.

- Coelhos comem as fezes da noite que são mais amolecidas, ricas em nutrientes e chamadas de cecotrofos. Eles comem as mesmas diretamente do ânus nas primeiras horas do dia. Embora possa parecer nojento, é saudável e ele deve e pode comer.