CRMV-RS participa de aula inaugural da Ulbra Canoas
26/03/2019

A aula inaugural do curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas aconteceu nesta segunda-feira, 25 de março. Como de costume, para dar boas-vindas aos calouros da Universidade, o tema da palestra foi os desafios da profissão, com o palestrante Mateus da Costa Lange, coordenador técnico de fiscalização e orientação profissional do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS). A atividade foi realizada no auditório do Hospital Veterinário do campus.

Lange tratou de temas muito relevantes para os acadêmicos da Instituição, como a atuação do Conselho de Medicina Veterinária. Ele explica que ter esse conhecimento é muito importante, já os alunos terão uma relação com o CRMV depois de formados. Além disso, mostrou quais são as possíveis áreas de atuação de um médico veterinário e as possibilidades de mercado de trabalho depois da formação.

Tratou de apresentar um pouco sobre a legislação que regulamenta a profissão e dentro desta temática, o código de ética do médico veterinário. De acordo com Lange, ações como essa são fundamentais ao longo da graduação. "Este é o primeiro contato que o aluno terá com o conselho, com a legislação da profissão e com as possibilidades de trabalho. É importante que eles conheçam a realidade do mercado que os espera", conta.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Cristine Dossin Bastos Fischer, o objetivo desta atividade é mostrar para estudantes a parceria que o curso possui com CRMV-RS e os desafios da profissão. "Muitas vezes os acadêmicos escolhem o curso porque amam os animais, mas nem sempre entendem o que é atuação e a profissão do médico veterinário. Temos o propósito de fazer com que eles já se sintam parte da profissão que escolheram desde a formação", declara a docente.

O diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, desejou boas-vindas aos acadêmicos e colocou à disposição todos os recursos da Universidade para que a formação dos estudantes seja a melhor possível. Para a aluna do terceiro semestre, Alexandra Ribeiro, "este tipo de palestra é interessante, pois muitas vezes entramos no curso com uma linha de pensamento sobre onde atuar, mas com ela podemos ter uma outra visão. Observar novas possibilidades de exercício da profissão", disse.

Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas