Nota de esclarecimento sobre o Ensino a Distância do CRMV-RS
22/02/2019

Por Leandro do Monte Ribas (CRMV 09009)
Presidente da Comissão de Ensino em Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS) manifesta sua preocupação e contrariedade a oferta do Ensino a Distância (EaD) na graduação em Medicina Veterinária autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O CRMV/RS defende o ensino presencial por entender que o exercício profissional em saúde é complexo e dinâmico. Em virtude disso, os conteúdos dos planos de execução curricular em Medicina Veterinária devem ser norteados pelo desenvolvimento de competências, habilidades e atitude que só têm significado quando expressam-se a partir da prática e da vivência. Estes fundamentos do processo de ensino e aprendizagem necessitam supervisão presencial para estarem interligados, uma vez que isoladamente não possuem valor.
 Sabe-se que, na formação profissional em áreas da saúde, o que importa não é o acúmulo de conhecimento, mas sim a capacidade de executar o que se sabe para aplicar o que se deseja. Neste sentido, professores e alunos dos Cursos de Medicina Veterinária precisam compartilhar os saberes, articular o conhecimento e desenvolver as habilidades técnicas refletindo sobre suas práticas em todo o processo de formação profissional, nunca de forma segmentada como propõe a modalidade a distância.
 Finalizamos esta nota, reforçando publicamente que o CRMV/RS repudia o EAD na graduação em Medicina Veterinária em todo o território nacional por entender que tal forma coloca a saúde animal, a saúde humana e o meio ambiente sobre alerta de danos significativos e irreparáveis.