Prêmio Destaques 2018 do Sindilat reconhece trabalho de profissionais da Medicina Veterinária
13/12/2018

Consolidado na agenda de premiações do agronegócio gaúcho, o ‘Prêmio Destaques 2018’ promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) consagra as personalidades que mais se destacaram no setor ao longo do ano. São pessoas reconhecidas pela atuação em prol do desenvolvimento do agronegócio gaúcho e brasileiro. As distinções, entregues em cerimônia nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, reconheceu o trabalho dos médicos veterinários Onyx Lorenzoni, futuro ministro da Casa Civil, na categoria liderança política, Karla Oliz, na categoria servidor público, e Bernardo Todeschini (Ministério da Agricultura), na categoria setor público. “O prêmio, além de reconhecer o talento desses profissionais, reforça a importância do trabalho do médico veterinário e seu papel junto à sociedade”, destaca a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, que participou da cerimônia de premiação juntamente com a secretária-geral do CRMV-RS, Marianne Lamberts, e do conselheiro Roberto Francisco Lucena.
Para o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, os nomes escolhidos representam com maestria o setor do agronegócio brasileiro “É um reconhecimento para os profissionais e empresas da área que, através do seu campo de atuação, fomentam iniciativas para ampliar o desenvolvimento do campo”, ressalta.
Karla graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. É mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua há 12 anos e meio como fiscal agropecuária na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). No setor lácteo, desempenha importante papel. Integrou o grupo técnico da concepção da Lei do Leite (Lei nº 14835/16), que instituiu o Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização de Leite no Estado. Comanda a seção técnica de leite e derivados, ovos e mel, com atribuições referentes à inspeção e à fiscalização dos estabelecimentos registrados da Seapi e é coordenadora técnica da Câmara Setorial do Leite.
Todeschini é superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul e auditor fiscal federal agropecuário da mesma pasta. Formado em Medicina Veterinária pela UFRGS, direcionou seus estudos acadêmicos ao agronegócio, tornando-se mestre em Medicina Veterinária Preventiva. Atuou como pesquisador convidado na Universidade de New England, Austrália, onde participou de estudos na área de alianças estratégicas em saúde animal. Também foi pesquisar convidado na área de regulamentação internacional de produtos de origem animal na Universidade de Aarhus, Dinamarca. Trabalhou por três anos na sede da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), em Paris, no departamento técnico científico. Em junho de 2018, ingressou como membro da OIE.

Confira a lista dos Destaques 2018:

Agronegócio Nacional: Luis Carlos Heinze
Agronegócio Estadual: Antonio Cettolin
Liderança Política: Onyx Lorenzoni
Personalidade: Roberto Tavares
Servidor Público: Karla Oliz
Setor Público: Bernardo Todeschini (Ministério da Agricultura)
Inovação: Lactalis
Pesquisa: Tetra Pak
Responsabilidade Social: Colégio Teutônia
Industrial: Rasip

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS com informações da Jardine Agência de Comunicação/Sindilat

Na foto, da esquerda para direita: Marianne, Karla, Lisandra e Lucena.