Diretoria do CRMV-RS toma posse com foco em saúde pública, participação no SUS e fim do ensino a distância
07/12/2018

Difundir a importância da atuação de médicos veterinários e zootecnistas para a saúde pública, aumentar a participação desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) e buscar barrar o ensino a distância para cursos superiores na área de saúde estão entre as principais metas da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

“Precisamos valorizar o papel da categoria, mostrar que sua atuação é fundamental para a sociedade e lutar pela educação de qualidade”, defende Lisandra Dornelles, que assumiu a presidência do CRMV-RS em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 6. O objetivo, diz Lisandra, é estabelecer uma gestão de renovação e transparência com a participação de médicos veterinários e zootecnistas nos debates para apontar quais são as principais necessidades da classe e as formas possíveis de atende-las. Lisandra comandará o Conselho nos próximos três anos junto com a vice-presidente, Angélica Pinho, a secretária-geral, Marianne Lamberts, e a tesoureira, Eliane Goepfert, eleitas em um processo de votação histórico para o CRMV-RS.

A meta é divulgar, junto à sociedade, o papel desses profissionais no seu dia a dia. “A população desconhece que o trabalho do médico veterinário e do zootecnista está por trás de toda cadeia: da produção até o alimento chegar à sua mesa”, destaca. É com base na importância das tarefas desempenhadas por esses profissionais que o CRMV-RS pretende ampliar a participação da categoria no SUS. “É preciso ter equipes multidisciplinares para trabalhar a saúde pública”, defende Lisandra, ao lembrar que médicos veterinários e zootecnistas são os mais especializados para interpretar as questões relacionadas a zoonoses, por exemplo.

A parceria com outros CRMVs, com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e entidades da área da saúde de diversos segmentos será uma das estratégias da autarquia gaúcha para reforçar a postura contra a educação a distância. “Sabemos que o curso já não é fácil com aulas presenciais. Imagine, então, lidar com vidas aprendendo de forma virtual”, aponta a presidente do CRMV-RS.

Uma alternativa cogitada é realização do Exame Nacional de Certificação, nos modelos como é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Seria uma ferramenta importante para acompanhar a qualidade do ensino”, alega o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, que esteve presente à cerimônia de posse. A questão, adverte ele, é muito preocupante. “Hoje temos 357 cursos de Medicina Veterinária, com 19 mil vagas oferecidas para o ensino a distância”, aponta, ao lembrar que há cursos abertos sem sequer contarem com hospitais veterinários em suas instalações.

Para o presidente do CFMV, o trabalho em parceria será fundamental para levar adiante essa e outras demandas da categoria. “Somos um sistema, precisamos trabalhar em conjunto para sermos fortes e imbatíveis”, assegura, citando como exemplo a atuação da Junta Governativa Interina, que comandou o CRMV-RS por nove meses como uma extensão do Conselho Federal.

A Junta foi responsável por conduzir o processo eleitoral e, de forma pioneira, desenvolveu a primeira eleição via internet. O pleito eletrônico proporcionou um resultado recorde de participação. Mais de 80% dos profissionais inscritos no Conselho votaram entre o primeiro e o segundo turnos. O processo eleitoral foi conduzido com o apoio da Comissão Eleitoral Regional (CER). “Saímos daqui com a certeza de dever cumprido e com o desejo de que todos os componentes, diretores e conselheiros, liderados pela Lisandra, tenham uma exitosa gestão”, destaca Elizabeth Rota Chittó, que presidiu a Junta.

Composição da nova diretoria do CRMV-RS

Presidente: Méd. Vet. Lisandra Dornelles;

Vice-Presidente: Zoot. Angélica Pinho;

Secretária–Geral: Méd. Vet. Marianne Lamberts;

Tesoureira: Méd. Vet. Eliane Goepfert;

Conselheiros Efetivos: Méd. Vet. Paulo Casa Nova; Zoot. Gerson Garcia; Méd. Vet. Felipe Libardoni; Méd. Vet. Fernando Gonzales; Méd. Vet. Ricardo Gutierrez Oliveira; Méd. Vet. Marília Terra Lopes;

Conselheiros Suplentes: Méd. Vet. Patrícia Alessandra Meneguzzi Metz Donicht; Méd. Vet. Martielo Ivan Gehrcke; Méd. Vet. Carolina Martins Erhardt; Méd. Vet. Roberto Francisco Lucena; Méd. Vet. Gustavo Brambatti; Zoot. Isabella Dias Barbosa Silveira.

Foto: Felipe Farias

Da esquerda para a direita atrás: Eliane e Marianne