portugues espanhol ingles
Emater/RS-Ascar realiza 1º Encontro de Veterinários da Instituição
11/04/2018

Começou na tarde da terça feira (10), o 1º Encontro de Veterinários da Emater/RS-Ascar, com o tema “Veterinários Extensionistas fomentando a Saúde Única e a Produtividade Rural”. O evento ocorre no auditório do Escritório Central da Instituição até a próxima quinta-feira (12/04), com a participação de 52 dos 64 veterinários distribuídos pelos escritórios da Emater/RS/Ascar em todo o Estado.

A abertura contou com as presenças e pronunciamentos do presidente e da diretora administrativa da Emater/RS, Iberê Orsi e Silvana Dalmás, respectivamente. Em seguida, houve a apresentação do objetivo do encontro e de seus participantes, além da palestra do diretor técnico, Lino Moura, e apresentação de experiências dos escritórios regionais de Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

Na quarta-feira (11/04), a programação começou pela manhã com a síntese e recuperação dos pontos marcantes do dia anterior, sob coordenação e sistematização das veterinárias, Ana Spinelli e Thais Michel, e do extensionista Francisco Manteze. Em seguida, houve palestra, mesa de debates e espaço de discussão, tanto pela manhã, quanto à tarde.

Pela manhã, a veterinária Charli Beatriz Ludtke, do Mapa, falou sobre as “Interfaces de bem-estar animal na Extensão Rural”. Já os veterinários Bernardo Todeschini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto e Marcelo Gocks (ambos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), falaram na mesa de debates, respectivamente, sobre Diretrizes Nacionais de Defesa Sanitária Animal; Diretrizes Estaduais de Defesa Sanitária Animal e Educação Sanitária e Extensão Rural.

À tarde, o veterinário da Seapi, José Reck, palestrou sobre Saúde Única. E na mesa de debates, a resistência antimicrobiana e a responsabilidade do médico veterinário, aspectos sanitários das espécies exóticas e pecuária orgânica: desafios e oportunidades, foram os temas abordados, respectivamente, pela veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrsgs), Caroline Pissetti; pela pesquisadora biomédica da Seapi, Fabiana Quoos Mayer e pela veterinária do Instituto do Bem-Estar (Ibem), Ângela Escosteguy.

No último dia, quinta feira (12), os trabalhos novamente serão abertos às 8h, com a síntese e recuperação dos pontos marcantes debatidos na véspera. Em seguida, haverá rede de diagnósticos e pesquisa, com participação dos veterinários da Ufrgs e Seapi, David Driemeirer e José Reck, respectivamente; espaço de discussão da proposta, de debates e de encaminhamentos, além da avaliação e encerramento ao final da manhã.

Fonte: EMATER