Trabalho para erradicação de aftosa é um dos mais exitosos do mundo
04/04/2018

Integrantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram na manhã desta terça-feira (3) de sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem à Semana “Brasil Livre de Febre Aftosa”. Foram homenageados com moções de honra diretores das secretarias de Defesa Agropecuária (SDA) do ministério e da Agricultura do DF (Seagri) e da Emater, ex-diretores de defesa agropecuária do Mapa, representantes de entidades de produtores e criadores.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Luís Rangel, o trabalho feito para erradicar a febre aftosa no Brasil é um dos mais exitosos do mundo na área de defesa agropecuária, levando em conta as dimensões continentais do país. “A Semana do Brasil Livre de Aftosa é um marco histórico, que envolveu o esforço de muitas pessoas dos serviços veterinários, a colaboração permanente de criadores e a montagem de um plano complexo de combate à doença”, explicou.

“A Defesa agropecuária é um desafio em qualquer situação, mas no Brasil é ainda maior pelo grande número de países com os quais temos fronteiras, o vasto território, o número de portos, além de uma infraestrutura de defesa sanitária aquém do que necessitamos”, observou. De acordo com o secretário, “não é trabalho para amadores. O programa de combate à doença teve sucesso porque foi resultante de uma política pública que teve a iniciativa privada como parceira”.

Rangel também destacou a grande importância do trabalho dos seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) no combate à doença. “Temos certa vaidade de falar sobre eles porque causam uma ‘inveja branca’ de outros órgãos do governo.

A ex-secretária de Defesa Agropecuária do Mapa, única mulher a ocupar o cargo, Tania Lyra, disse que a melhora da qualidade da vacina, os cuidados sanitários adicionais com o trânsito de animais e o aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários Oficiais, entre outras, medidas foram fundamentais no combate à aftosa. Tania Lyra lembrou que, entre todas as unidades da federação, o Distrito Federal é o que está há mais tempo sem registrar focos de aftosa, 25 anos, tendo havido a última ocorrência em 1992.

Fonte: MAPA