Conselho participa de reunião da Cosmam
20/03/2018

O coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS, Mateus Lange, participou na manhã desta terça-feira (20) da reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS). O objetivo da reunião, que reuniu vereadores, representantes da prefeitura, de ONG's e da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) do município, foi abordar questões referentes à Unidade de Saúde Animal Victória, unidade de atendimento inaugurada recentemente através de uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e uma empresa privada. Entre os temas debatidos, o representante do Conselho chamou atenção para as políticas voltadas ao controle populacional de cães e gatos. "Qualquer ação deve considerar não apenas a esterilização dos animais, mas também iniciativas de educação para a tutela responsável, a identificação destes animais e a punição para maus-tratos e abandono", destacou. Lange também fez referência à Resolução 1015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que dispõe sobre as condições para o funcionamento de estabelecimentos médicos veterinários. A Unidade de Saúde Animal Victória, coordenada por Viviane Diogo, é localizado no município de Viamão (RS), e realiza atendimento de animais de rua e de tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.