CRMV-RS conhece metodologia de ensino no IMED
07/03/2018

A diretoria do CRMV-RS conheceu a sede do IMED, em Passo Fundo (RS) na tarde desta quarta-feira (7). Eles mantiveram encontro com Deniz Anziliero, Coordenador do curso de Medicina Veterinária do IMED; com Luiz Ronaldo de Oliveira, psicólogo e Coordenador dos cursos de graduação; e Lygia Maria Mouri Malvestio, Coordenadora de estágios do curso de Medicina Veterinária. Desta agenda deverão resultar importantes projetos entre o Conselho e a instituição. Foi oportunidade ainda de conhecer o agrônomo e professor Carlos Costa, de Guiné Bissau.

Além de confraternizar com os “bichos” que logo iniciarão seus estudos de veterinária. Dos mais de 240 cursos de Medicina Veterinária do país, o curso de Medicina Veterinária do IMED está entre o seleto grupo de 27 participantes do projeto “Estratégias de Ensino-Aprendizagem”, uma vez que, o plano pedagógico do curso foi idealizado pensando nas competências humanísticas e mínimas esperadas para o profissional, do “dia 1”, ou seja, do primeiro dia pós-formado do profissional, segundo as diretrizes da "Organização Internacional de Epizootias – OIE“.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vem firmando parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) do país com o objetivo de implantar este projeto e aprimorar o ensino em Medicina Veterinária no país. Os médicos veterinários, independentemente da sua área de prática profissional, são responsáveis pela promoção da saúde e do bem-estar animal, pela saúde pública e segurança alimentar. No processo de ensino aprendizagem existe uma intencionalidade, ou seja, produzir aprendizagem.

"No IMED, desejamos desenvolver importantes competências nos estudantes, ou seja, a capacidade de combinar conhecimentos, habilidades e atitudes para a obtenção o desempenho desejado”, destaca Deniz Anziliero, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da instituição.

Assim, as metodologias ativas aplicadas pelos professores nesse projeto no curso de Medicina Veterinária, desperta nos estudantes, aliadas as competências técnicas, a importância das competências humanísticas, como a Liderança, Atenção à Saúde, Visão sistêmica, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e por fim, a necessidade de educação permanente.