CRMV-RS REFORÇA DENÚNCIA DE EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO EM GRAVATAÍ
14/03/2018

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lamenta o destaque dado à matéria publicada na terça-feira (13), pelo Jornal Correio de Gravataí, a falso profissional da Medicina Veterinária. Em matéria de capa, o cidadão é apontado como “o mago dos animais”, “o curandeiro dos animais", e ainda é citado como “um dos pioneiros na cura animal na cidade”. O CRMV-RS já havia encaminhado ao Ministério Público denuncia de prática ilegal da Medicina Veterinária pelo morador do município de Gravataí. A contravenção foi constatada pelo CRMV-RS nos anos de 2012, 2014 e 2016.

O coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS, Mateus Lange, salienta que o exercício da Medicina Veterinária por pessoa não habilitada expõe à riscos a sanidade, o bem-estar animal e a saúde humana. "Essa prática é perigosa, podendo levar ao agravamento do estado de saúde do paciente, promover a disseminação de patógenos e doenças de forma descontrolada, até mesmo causar o óbito de diversos animais”, declarou. "Este é um grave problema de charlatanismo e de total falta de respeito à profissão do médico veterinário", avalia o presidente do CRMV-RS, Dr Air Fagundes. Este tipo de ilegalidade, segundo o presidente, compromete os interesses da sociedade que querem serviços de qualidades para os seus animais. O Conselho irá aplicar todas as medidas para coibir a prática ilegal da profissão.

Confira a Nota de Repúdio à Reportagem do Jornal “Correio de Gravataí” do dia 13/03/2018:

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) repudia veementemente os fatos relatados em matéria publicada no “Correio de Gravataí” sob o título “o Curandeiro dos Animais”. Os únicos profissionais legalmente habilitados e capacitados para praticar a clínica veterinária em todas as suas modalidades, bem como, prestar a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma, são os médicos veterinários, conforme a Lei 5.517/68 e o Decreto 64.704/69 que regulamentam a profissão.

O CRMV-RS esclarece que o cidadão citado na matéria do jornal como “curandeiro de animais” não possui formação nem habilitação para o exercício da medicina veterinária, sendo inclusive denunciado ao Ministério Público do Rio Grande do Sul pela prática ilegal da profissão, conforme verificação da contravenção pelo Setor de Fiscalização da Autarquia nos anos de 2012, 2014 e 2016.

Cabe ressaltar que o exercício da medicina veterinária por pessoa não habilitada expõe a graves riscos a sanidade, o bem-estar animal, a saúde humana e o meio-ambiente. A matéria do Jornal "Correio de Gravataí" ao enaltecer e estimular práticas ilegais relacionadas à vida animal, presta um desserviço à sociedade, pois vem de encontro aos preceitos norteadores daqueles que se dedicam verdadeiramente ao cuidado dos animais.

Air Fagundes dos Santos
Presidente do CRMV-RS