CRMV-RS participa de audiência pública em Caxias do Sul
09/11/2023

Recolhimento, transporte, atendimento veterinário e destinação final de animais silvestres recolhidos/apreendidos pelos órgãos ambientais na região da serra gaúcha – competências e dificuldades práticas dos órgãos ambientais foram os temas que pautaram a audiência pública promovida pela Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, no dia 7 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, e o assessor técnico da autarquia, José Pedro Soares Martins, estiveram presentes no debate.

Também participaram do encontro o reitor da UCS, professor Dr. Gelson Leonardo Rech, Ministério Público Estadual, secretários municipais de Meio Ambiente e vereadores da região da Serra, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ibama, curso de Medicina Veterinária da UCS, entidades de proteção animal, Médicos-Veterinários de clínicas e hospitais veterinários privados.

Na ocasião, o CRMV-RS destacou a necessidade de os órgãos ambientais federais e estaduais aportarem recursos financeiros para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e entidades voluntárias parceiras a fim de que os mesmos possam exercer as suas atividades de recolhimento, transporte, atendimento veterinário e destinação final de animais silvestres recolhidos/apreendidos sem ter que dispenderem recursos próprios.

O CRMV-RS colocou-se à disposição para ministrar cursos de capacitação para médicos-veterinários ligados ou que tenham interesse nessa área através de sua Comissão Assessora de Animais Silvestres, Exóticos e Desastres.