CRMV-RS comemora protagonismo na suspensão de novos cursos da área da saúde na modalidade de EaD
25/10/2023

Atento aos riscos da formação acadêmica na área da saúde na modalidade de ensino a distância (EaD), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) reuniu coordenadores de cursos de Medicina Veterinária para debater o tema. Do encontro, surgiu uma carta com sugestões que foi encaminhada ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Cinco meses após o encontro, realizado em 15 de maio, foram suspensas novas autorizações para a abertura de cursos de graduação EaD na área de saúde, conforme decisão da 4ª Vara Federal Cível de Goiás do dia 19 de outubro. A ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Goiás @mpdegoias, a partir de representação apresentada pelo #CFMV e pelo @crmvgo. Veja a íntegra da decisão AQUI.

“Estamos orgulhosos de termos contribuído para a representação que motivou a decisão de suspender os novos cursos. Das reflexões e debates do encontro dos diretores e coordenadores de curso, elaboramos o documento denominado ‘Carta Aberta em prol da qualidade do ensino da Medicina Veterinária no Brasil’, com a chancela de coordenadores de curso, que são os profissionais que estão na linha de frente e conhecem de perto os desafios do ensino na área da saúde”, destaca o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

De acordo com o dirigente, deste encontro emergiram reflexões profundas e um debate qualificadíssimo, pois estavam reunidas cabeças pensantes e atuantes dos cursos de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, além de palestrantes renomados e que são referência em todo o Brasil quando se fala no ensino da Medicina Veterinária, entre eles a professora Maria Clorinda Soares Fioravanti membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) e que representou o CFVM

Para ler a íntegra da carta, CLIQUE AQUI.