Cooperação entre CRMV-RS, NCCCB e Banrisul planeja custeios para os criadores de cavalos
11/10/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) assinou convênio de cooperação com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé (NCCCB) e o Banrisul para elaboração de estudo da cadeia produtiva de cavalos, para tornar equinos um ativo patrimonial nas propriedades perante aos bancos.

O convênio assinado entre o CRMV-RS, o NCCCB e o Banrisul busca a caracterização e compreensão do sistema produtivo do cavalo para definir sua precificação, possibilitando o uso desses animais como garantia em linhas de créditos a serem ofertadas por instituições financeiras. Com isso, espera-se ampliar as possibilidades para criadores e produtores rurais em busca de recursos e melhores condições em negociações financeiras.

A ideia do estudo surgiu a partir de demanda apresentada pelo NCCCB, solicitando apoio do CRMV-RS para compreender o sistema produtivo de cavalos dentro das propriedades rurais e no esporte, além de como a Medicina Veterinária e Zootecnia estão inseridas nela.

Os Médicos-Veterinários e Zootecnistas estão diretamente ligados à cadeia produtiva de equinos, desde uma indicação de compra e venda, passando pelo cuidado com alimentação e manejo sanitário, acompanhamento e acasalamento genético das raças equinas, além do zelo pelo bem-estar, sejam eles utilizados para o trabalho de campo, lazer ou em esportes de competição. Os profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia são competentes e habilitados para a elaboração de projetos para linhas de créditos ligadas à animais.

O objetivo seria reunir informações fundamentais, por meio da comissão de equideocultura do CRMV-RS, sobre o quanto a indústria do cavalo impacta na economia gaúcha e brasileira, seja na criação do cavalo de serviço ou para as diversas modalidades de esportes equestres de todas as raças, produção de ração animal, laboratórios, clínicas de reprodução e hospitais veterinários. Possibilitando, dessa forma, a valoração desses animais como comprovação patrimonial do criador e produtor.

Hoje em dia, produtores e criadores informam os hectares de propriedades e outras espécies de animais, tais como bovinos e ovinos, como garantia para este fim. Nisso, o Banrisul demonstrou interesse em participar do convênio, pois dispõe de recursos próprios para os custeios.

Ainda, no domingo (08), o conselheiro do CRMV-RS, Bruno Teixeira, entregou o relatório do convênio assinado para o deputado federal gaúcho Afonso Hamm (PP), que demonstrou interesse na ideia e deseja ampliar para âmbito federal. Assim, trazendo benefícios para produtores rurais e criadores de todo o Brasil.