CRMV-RS incentiva profissionais a participarem do mutirão Castralat em 4 de outubro
21/09/2023

O Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, foi a data escolhida para realização da 2ª edição do evento de castração massiva da América Latina, o Castralat 2023. Para incentivar a participação de Médicas e Médicos-Veterinários no movimento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) criou uma ficha de inscrição, disponível no link ☞ Ficha de Inscrição, para que possa ser feito o acompanhamento da adesão de profissionais e clínicas na iniciativa, que é de extrema importância.

“O evento é de grande relevância para a saúde e bem-estar dos animais. Com a abertura das inscrições no seu site oficial, o Conselho convida ativamente os profissionais da área a se engajarem nessa importante causa”, destaca o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

A iniciativa, que neste ano tem o lema “Juntos Podemos”,  visa conscientizar e mobilizar a comunidade veterinária e a sociedade em geral sobre a importância da castração responsável. A castração de animais, quando realizada de forma adequada, traz uma série de benefícios significativos para a saúde e qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

No ano passado, participaram 511 profissionais, 143 instituições em 16 países da América Latina e Caribe, e foram contabilizadas 9745 castrações. A castração não apenas contribui para o controle da superpopulação de animais, reduzindo a quantidade de animais abandonados e a sobrecarga dos abrigos, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e no comportamento dos animais. Além disso, ela pode ajudar a evitar comportamentos indesejados, como fugas e agressividade.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site do CRMV-RS. É uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento, trocar experiências e contribuir para o bem-estar dos animais, através da prática da castração responsável.

Para mais informações e detalhes sobre o evento, acesse o link ☞ Programação. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos nossos amigos de quatro patas.