O CRMV-RS oferece uma intensa programação de palestras, na Casa do Médico-Veterinário. Com lotação de público, o espaço recebeu, na tarde desta segunda-feira (28), pesquisadores do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) que abordaram assuntos relacionados ao bem-estar e comportamento animal, à raiva e à tuberculose bovina.
A primeira palestra da tarde, ministrada pela Zootecnista Tatiane Branco, abordou o papel do zootecnista no bem-estar e comportamento animal, esclarecendo como o profissional pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos animais, tanto de produção quanto de companhia, por meio de técnicas de manejo, enriquecimento ambiental e treinamento.
Em seguida, a Médica-Veterinária Carla Rosane Rodenbusch apresentou uma visão de bem-estar animal na suspeita de Raiva, doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos e transmissível a humanos.
Por fim, a Médica-Veterinária Cristine Cerva tratou sobre tuberculose bovina, uma zoonose negligenciada no contexto da Saúde Única, um conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental.